Quais são as principais lesões no tênis?

Quais são as principais lesões no tênis?

O tênis é um esporte que exige muita habilidade, coordenação, concentração, agilidade, força e potência. Todas essas aptidões físicas são combinadas em um único movimento, por isso, muitas vezes acabam sobrecarregando a musculatura, os ligamentos e as articulações.

Por esse motivo, aquele atleta que treina muitas vezes na semana ou durante muitos anos corre grandes riscos de desenvolver algum tipo de lesão. Algumas delas são mais comuns e ocorrem com mais frequência em tenistas. Neste post, vamos falar um pouco sobre as lesões no tênis. Acompanhe!

Cotovelo

A principal lesão que acomete o cotovelo é chamada de epicondilites laterais, ou cotovelo de tenista. Ela ocorre principalmente em iniciantes e naqueles que executam o backhand com uma só mão. Isso porque quando o movimento é realizado com freqüência, há um desgaste dos músculos extensores da mão e do punho.

Outros fatores que podem ajudar no aparecimento do cotovelo de tenista são raquetes pesadas, alta tensão nas cordas, empunhadura de tamanho incorreto e má realização do movimento.

Ombro

É comum que os tenistas sintam dores nos ombros, pois as articulações sofrem pequenos traumas cada vez que o saque é realizado.

Para prevenir e diminuir os riscos de uma lesão mais grave, além de executar o movimento corretamente é preciso que seja feito um reforço muscular e um bom alongamento pós-treino.

Quadril

A lesão que atingiu o maior tenista brasileiro, Gustavo Kuerten, também é dor de cabeça para muitos tenistas. Os movimentos do tênis exigem uma grande amplitude, o que aumenta o impacto nas articulações. Elas são envoltas por uma cartilagem, que devido ao grande impacto, pode acabar desgastada.

A rotação de quadril, movimento realizado pelo atleta em todas as jogadas para bater na bola, é um dos movimentos que, se realizado com frequência, acaba desgastando aquela região e provocando dor.

Lombar

A lombar é uma das partes do corpo onde ocorre o maior número de lesões em tenistas, e mais uma vez o saque é o vilão. O movimento repetido causa sobrecarga na coluna, provocando as dores nessa região. Além disso, o topspin também é uma das causas da dor na lombar e, por isso, crianças não devem aprender cedo esse movimento.

O movimento de rotação do quadril, realizado toda vez que o tenista devolve a bola, sobrecarrega essa parte do corpo. Há também um agravante para as dores lombares, que é o tipo de quadra. Quando o jogo é realizado no saibro, é necessário colocar mais força no movimento para gerar velocidade, e isso acaba forçando mais a lombar — além de todos os outros membros superiores citados anteriormente.

Joelho

Por ser uma articulação complexa, com diversos ligamentos e estruturas, o joelho acaba sendo uma das principais regiões que sofrem lesões em todos os esportes. Além do risco de torção, a principal causa da lesão no joelho é a sobrecarga das articulações e ligamentos, principalmente nas mulheres.

Para evitar a sobrecarga, é indicado que haja reforço muscular da coxa e do quadríceps — além de um treinamento físico que englobe principalmente os movimentos de aceleração e desaceleração, que são muito repetidos em uma partida de tênis.

Algumas precauções podem ser tomadas para diminuir as chances de ocorrer lesão na prática do tênis. A primeira delas é procurar uma academia especializada antes de iniciar no esporte para que o movimento possa ser executado de maneira correta.

Além disso, usar os equipamentos adequados é fundamental para prevenir as dores e o desenvolvimento de doenças. Sendo assim, invista em um bom tênis e escolha a raquete ideal para o seu peso e força.

Gostou de saber um pouco mais sobre as lesões no tênis e o que fazer para preveni-las? Então compartilhe este post nas redes sociais e incentive seus amigos a se cuidarem também!