Quais são as principais lesões no tênis?

Para jogadores Apr 13, 2017

O tênis é um esporte que exige muita habilidade, coordenação, concentração, agilidade, força e potência. Todas essas aptidões físicas são combinadas em um único movimento, por isso, muitas vezes acabam sobrecarregando a musculatura, os ligamentos e as articulações.

Por esse motivo, aquele atleta que treina muitas vezes na semana ou durante muitos anos corre grandes riscos de desenvolver algum tipo de lesão. Algumas delas são mais comuns e ocorrem com mais frequência em tenistas. Neste post, vamos falar um pouco sobre as lesões no tênis. Acompanhe!

Cotovelo

A principal lesão que acomete o cotovelo é chamada de epicondilites laterais, ou cotovelo de tenista. Ela ocorre principalmente em iniciantes e naqueles que executam o backhand com uma só mão. Isso porque quando o movimento é realizado com freqüência, há um desgaste dos músculos extensores da mão e do punho.

Outros fatores que podem ajudar no aparecimento do cotovelo de tenista são raquetes pesadas, alta tensão nas cordas, empunhadura de tamanho incorreto e má realização do movimento.

Ombro

É comum que os tenistas sintam dores nos ombros, pois as articulações sofrem pequenos traumas cada vez que o saque é realizado.

Para prevenir e diminuir os riscos de uma lesão mais grave, além de executar o movimento corretamente é preciso que seja feito um reforço muscular e um bom alongamento pós-treino.

Quadril

A lesão que atingiu o maior tenista brasileiro, Gustavo Kuerten, também é dor de cabeça para muitos tenistas. Os movimentos do tênis exigem uma grande amplitude, o que aumenta o impacto nas articulações. Elas são envoltas por uma cartilagem, que devido ao grande impacto, pode acabar desgastada.

A rotação de quadril, movimento realizado pelo atleta em todas as jogadas para bater na bola, é um dos movimentos que, se realizado com frequência, acaba desgastando aquela região e provocando dor.

Lombar

A lombar é uma das partes do corpo onde ocorre o maior número de lesões em tenistas, e mais uma vez o saque é o vilão. O movimento repetido causa sobrecarga na coluna, provocando as dores nessa região. Além disso, o topspin também é uma das causas da dor na lombar e, por isso, crianças não devem aprender cedo esse movimento.

O movimento de rotação do quadril, realizado toda vez que o tenista devolve a bola, sobrecarrega essa parte do corpo. Há também um agravante para as dores lombares, que é o tipo de quadra. Quando o jogo é realizado no saibro, é necessário colocar mais força no movimento para gerar velocidade, e isso acaba forçando mais a lombar — além de todos os outros membros superiores citados anteriormente.

Joelho

Por ser uma articulação complexa, com diversos ligamentos e estruturas, o joelho acaba sendo uma das principais regiões que sofrem lesões em todos os esportes. Além do risco de torção, a principal causa da lesão no joelho é a sobrecarga das articulações e ligamentos, principalmente nas mulheres.

Para evitar a sobrecarga, é indicado que haja reforço muscular da coxa e do quadríceps — além de um treinamento físico que englobe principalmente os movimentos de aceleração e desaceleração, que são muito repetidos em uma partida de tênis.

Algumas precauções podem ser tomadas para diminuir as chances de ocorrer lesão na prática do tênis. A primeira delas é procurar uma academia especializada antes de iniciar no esporte para que o movimento possa ser executado de maneira correta.

Além disso, usar os equipamentos adequados é fundamental para prevenir as dores e o desenvolvimento de doenças. Sendo assim, invista em um bom tênis e escolha a raquete ideal para o seu peso e força.

Gostou de saber um pouco mais sobre as lesões no tênis e o que fazer para preveni-las? Então compartilhe este post nas redes sociais e incentive seus amigos a se cuidarem também!

Tags

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.