As principais diferenças entre os tipos de quadras de tênis

As principais diferenças entre os tipos de quadras de tênis

Como qualquer fã mais atento do esporte já deve ter percebido existe três tipos diferentes de quadras de tênis. Essa peculiaridade, embora possa dificultar o treinamento dos atletas, traz muito mais charme e variedade para o estilo de jogo.

No circuito profissional, utiliza-se o saibro, a grama e o sintético. Pode parecer apenas um detalhe, mas isso muda completamente a forma da bola quicar, a maneira de sacar e até o posicionamento dos jogadores.

Quer aprender um pouco mais sobre quadra de tênis? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir:

Saibro

O saibro é feito a partir de pó de tijolo, que confere a cor avermelhada, ou de pó de pedra, que dá um tom mais acinzentado. Independentemente da escolha da matéria-prima, sabemos que esse é o piso favorito dos brasileiros e o mais comum de vermos em nosso país, inclusive por ser mais barato de se construir.

O tenista Gustavo Kuerten, nosso maior ídolo no universo das raquetes, era um especialista e sagrou-se tricampeão no mais tradicional torneio de saibro do planeta: Roland Garros. Os atletas Rafael Nadal e Björn Borg são outras lendas desse tipo de quadra.

Os calçados mais indicados são os que possuem barras antitorção e solado com ranhuras, facilitando o giro dos tornozelos, freadas bruscas e constantes mudanças de direção.

O piso feito com saibro torna o jogo mais lento, pois as partículas de terra batida reduzem um pouco a velocidade da bola. Isso agrada a muitos fãs do esporte, pois os pontos ficam mais longos e é mais fácil observar a técnica precisa dos jogadores. Outras competições tradicionais do saibro são os torneios de Monte Carlo, de Roma e de Hamburgo.

Grama

A quadra de tênis de grama pode ser considerada a mais tradicional do esporte, mas a verdade é que elas estão em extinção e ocupam um lugar cada vez menor no circuito mundial. A sua manutenção é bastante complicada e, em certas épocas do ano, as folhas precisam ser podadas praticamente todos os dias.

São populares especialmente em países de clima mais frio, como Inglaterra, Holanda e Austrália. Os atletas precisam utilizar calçados com solas especiais para não escorregar demais nessa superfície macia, que torna o jogo mais rápido e favorece jogadores com estilo mais agressivo, especialmente de saque e voleio.

A temporada de grama se concentra em junho na Europa, com os clássicos torneios de Wimbledon, Queens e Nottingham. Entre as lendas desse piso estão Roger Federer, Pete Sampras, John McEnroe, Billie Jean King e a brasileira Maria Esther Bueno.

Sintético

O piso sintético, também chamado de duro, pode ser feito de concreto, alguns materiais sintéticos ou carpete, que é mais utilizado em torneios cobertos. Por se tratar de uma superfície lisa, os quiques da bola se tornam praticamente perfeitos, sem grandes desvios de trajetória.

Como as partidas são mais dinâmicas, existem diversos atletas que preferem investir no saque e voleio, enquanto outros se adaptam melhor com golpes de fundo de quadra. Usar um calçado com um bom amortecedor no calcanhar ou mesmo amortecimento integral é indispensável para reduzir o impacto.

As competições mais tradicionais desse tipo de quadra de tênis são os Grand Slams que abrem e encerram a temporada profissional, respectivamente Australian Open e US Open. Como lendas desse piso, podemos destacar o sérvio Novak Djokovic, Andre Agassi, os versáteis Pete Sampras e Roger Federer mais uma vez, além de Ivan Lendl e Serena Willians.

E agora, já sabe quais são as principais diferenças entre os tipos de quadra de tênis? Gostou do conteúdo? Conte para nós nos comentários!