Filmes que falam de tênis

Filmes que falam de tênis

É comum observar nas telonas filmes que retratam diversos esportes, histórias que muitas vezes que abordam o esporte como meio de superação e lição de vida. O tênis também foi pano de fundo para alguns filmes, aparecendo com certa relevância e ajudando no roteiro de diversos filmes. Veja alguns deles:

Borg vs McEnroe (2017)

Um dos filmes mais aguardados para 2017 foi Borg vs McEnroe. A história é sobre a famosa rivalidade entre o temperamental tenista John McEnroe (Shia LaBeouf) e o atleta sueco Björn Borg (Sverrir Gudnason) durante o Torneio de Wimbledon em 1980. A final entre os dois atletas foi considerada por muito tempo "a melhor final de Grand Slam de todos os tempos".

Match Point (2005)

O instrutor de tênis Chris Wilton (Jonathan Rhys Meyers) se casa com a jovem Chloe (Emily Mortimer) para conseguir um cargo na empresa do sogro milionário, mas começa a traí-la com Nola Rice (Scarlett Johansson), a sensual noiva americana do cunhado, que ameaça expor o romance.

Aclamado pela crítica, o longa dirigido por Woody Allen, foi indicado para o Oscar na categoria de melhor roteiro original, além de ter disputado também quatro estatuetas do tradicional prêmio Globo de Ouro. O filme conta com referências do autor Fiodor Dostoyevski, do romance Crime e Castigo, com diversas citações ao longo da trama.

Wimbledon: O jogo do amor (2004)

Estrelado por Paul Bettany e Kirsten Dunst. No longa, Peter Colt (Paul Bettany) é um tenista que ocupa uma posição bastante baixa no ranking mundial de tenistas. Sem possuir ranking suficiente para participar do torneio de Wimbledon, ele recebe um convite dos organizadores para que possa disputar a que pode ser a última competição de sua carreira. Porém, após se apaixonar por Lizzie Bradbury (Kirsten Dunst), a mais nova estrela do tênis feminino, Colt ganha novo fôlego para disputar o título da competição.

A mulher absoluta (1952)

Em uma época que o tênis ainda atravessava a fase amadora, foi lançado o filme A mulher absoluta, conta a história de Pat Pemberton (Katharine Hepburn), uma treinadora da faculdade que participa de vários torneios em diferentes modalidades. O seu desempenho é bom, exceto quando é vista pelo seu noivo, Collier Weld (William Ching), o diretor da faculdade. Ao participar num torneio de golfe, Pat conhece Mike Conovan (Spencer Tracy) , um empresário esportivo, que acredita que pode ganhar dinheiro com ela.

Mike pede a Pat para que "entregue" o jogo. Ela rejeita a proposta, mas isto não impede que ele fique fascinando por ela. Após pensar muito, Pat vai à procura de Mike. No início não há química entre os dois e o objetivo dele é torná-la uma tenista profissional. Tudo corre bem e ela consegue ganhar algum dinheiro, até que Collier entra em cena. Nervosa com a presença dele, Pat tem um fraco desempenho. Collier também desconfia de um caso entre Mike e Pat, fato que complica as coisas.

Jogo Perigoso (1986)

O drama de um médico famoso (Vanessa Redgrave) e exímio jogador de tênis, que submete-se a operação de troca de sexo. Surgem então as pressões dos amigos e da família e o boicote para sua participação no circuito feminino de tênis. Baseado em fatos reais, o médico Radley, depois de mudar de sexo, passou a jogar tênis profissional feminino com o nome de Renee Richards. Fez sucesso até que descobriram que não era mulher. Richards chegou a ser técnica da tenista Martina Navratilova, uma das maiores
tenistas da história.

Confira a fantástica interpretação da atriz Vanessa Redgrave antes da mudança:

16-0 (2012)

Sem poder jogar por conta de uma contusão, uma jovem tenista finalmente tem a chance de descobrir como é a vida de uma adolescente normal.

Gary, um treinador muito louco (2009)

O zelador de um colégio de Nebraska assume o cargo de treinador do time de tênis da escola, que é na realidade um grupo de alunos excluídos. Juntos, eles têm de superar todas as dificuldades para que possam se tornar uma verdadeira equipe.

Pacto Sinistro (1951)

Filme assinado pelo renomado diretor Alfred Hitchcock no qual dois completos desconhecidos concordam em matar alguém de quem o outro quer se livrar. O aristocrata Bruno Anthony encomenda a morte do seu odioso pai, e o jogador de tênis Guy Haines quer se divorciar da mulher para se casar com a filha do senador.

Curiosidades

No filme A Herança de Mr. Deeds, Adam Sandler protagoniza cenas engraçadas que fazem referência ao esporte. Na primeira apronta todas, juntamente com o conhecido bad boy do tênis John MCEnroe (veja o vídeo em inglês):

Na segunda cena, Deeds, incentivado pelo amigo McEnroe, que afirma que jogar tênis é fácil, tenta jogar com o empresário Chuck Cedar (Peter Gallagher) e o resultado não foi dos melhores (veja o vídeo em inglês)

O filme Magia do Luar, de Woody Allen, faz diversas referências ao tênis durante o longa, algo que indica o carinho do diretor pelo esporte. No trailer, é possível ver uma partida no saibro entre dois jogadores que utilizavam raquetes de madeira.

E você algum filme que viu uma cena que te lembrou do tênis? Conta para a gente nos comentários