5 dicas para manter o foco e concentração
O fator psicológico sempre teve destaque nas pautas sobre tênis. Um tenista capaz de manter o foco e a concentração durante longas partidas pode obter resultados melhores e ingressar no grupo de elite do tênis.
A capacidade de esquecer a decepção anterior e retomar a concentração para jogar o ponto seguinte pode determinar o rumo das partidas. Os grandes tenista da história tinham como uma das armas o fator psicológico, que os elevava a uma condição de superioridade. Sair de uma 15-40 aplicando dois aces ou procurar a linha na longa troca de bola durante o break point contra são alguns exemplos de como o mental tem influência considerável.
As proporções do tênis aumentaram, com maior ênfase nas dimensões física, técnica e tática. Muitas partidas são decididas com a utilização de habilidades psicológicas que podem ser desenvolvidas, assim como as habilidades técnicas, demandando igualmente tempo, prática, repetição e conhecimento.
Uma das habilidades mais trabalhadas com os atletas é a concentração, já que na falta dela a atividade pode acabar sendo executada de forma automática sem a atenção necessária reduzindo o rendimento e até mesmo predispondo o atleta a lesões.
Aqui dispomos de algumas dicas que ajudaram a melhorar a concentração durante os jogos:
"Foque" o foco
Em uma competição deve haver maior atenção ao processo como um todo e não apenas na vitória. Dirija seu foco através da visualização passo a passo de uma partida perfeita, permitindo se sentir preparado para colocar toda a técnica em prática, fazendo com que você saiba o que deve ser feito.
Converse com você
Para complementar faça um diálogo interior ou mesmo em voz alta falando o que pensa/deseja como forma de direcionar a atenção através de um estimulo adequado focalizando o pensamento desejado que induzira a ação desejada, por exemplo, fale uma frase simples para aquele movimento em que tenha maior dificuldade como “estique o braço” ou motivadora como “você consegue”.
O foco deve estar no momento presente
Evite remoer o passado, erros, derrotas, lesões ou tentar ficar fantasiando o futuro com ideias para se perder ou quando ganhar a partida, assim evitando o desperdício de energia mental.
Transforme o Negativo em Positivo
Quando surgirem pensamentos negativos ou derrotistas busque transformá-los em pensamentos e afirmações produtivas focadas no presente.
Diminua a ansiedade
Aprenda a controlar a ansiedade através do controle corporal com exercícios de respiração e relaxamento, já que muita tensão muscular pode afetar o rendimento e decisões táticas.
Lembre-se no esporte a concentração é a habilidade de focalizar e estímulos relevantes do ambiente interno e externo e manter o foco durante a partida.
E você como costuma a lidar com a pressão e se concentrar nos jogos? Faz algum tipo de exercício mental? Conte para a gente nos comentários!
Texto escrito em parceria com a Psicóloga Tatiana Fingerman Psicóloga com pós graduação em Transtornos Alimentares e Obesidade pela Unifesp (2005). - Especialista em Psicossomática é Life Coach pela SBC