5 dicas para manter o foco e concentração

Melhore seu jogo Dec 07, 2017

O fator psicológico sempre teve destaque nas pautas sobre tênis. Um tenista capaz de manter o foco e a concentração durante longas partidas pode obter resultados melhores e ingressar no grupo de elite do tênis.

A capacidade de esquecer a decepção anterior e retomar a concentração para jogar o ponto seguinte pode determinar o rumo das partidas. Os grandes tenista da história tinham como uma das armas o fator psicológico, que os elevava a uma condição de superioridade. Sair de uma 15-40 aplicando dois aces ou procurar a linha na longa troca de bola durante o break point contra são alguns exemplos de como o mental tem influência considerável.


As proporções do tênis aumentaram, com maior ênfase nas dimensões física, técnica e tática. Muitas partidas são decididas com a utilização de habilidades psicológicas que podem ser desenvolvidas, assim como as habilidades técnicas, demandando igualmente tempo, prática, repetição e conhecimento.

Uma das habilidades mais trabalhadas com os atletas é a concentração, já que na falta dela a atividade pode acabar sendo executada de forma automática sem a atenção necessária reduzindo o rendimento e até mesmo predispondo o atleta a lesões.

Aqui dispomos de algumas dicas que ajudaram a melhorar a concentração durante os jogos:

"Foque" o foco

Em uma competição deve haver maior atenção ao processo como um todo e não apenas na vitória. Dirija seu foco através da visualização passo a passo de uma partida perfeita, permitindo se sentir preparado para colocar toda a técnica em prática, fazendo com que você saiba o que deve ser feito.

Converse com você

Para complementar faça um diálogo interior ou mesmo em voz alta falando o que pensa/deseja como forma de direcionar a atenção através de um estimulo adequado focalizando o pensamento desejado que induzira a ação desejada, por exemplo, fale uma frase simples para aquele movimento em que tenha maior dificuldade como “estique o braço” ou motivadora como “você consegue”.

O foco deve estar no momento presente

Evite remoer o passado, erros, derrotas, lesões ou tentar ficar fantasiando o futuro com ideias para se perder ou quando ganhar a partida, assim evitando o desperdício de energia mental.

Transforme o Negativo em Positivo

Quando surgirem pensamentos negativos ou derrotistas busque transformá-los em pensamentos e afirmações produtivas focadas no presente.

Diminua a ansiedade

Aprenda a controlar a ansiedade através do controle corporal com exercícios de respiração e relaxamento, já que muita tensão muscular pode afetar o rendimento e decisões táticas.

Lembre-se no esporte a concentração é a habilidade de focalizar e estímulos relevantes do ambiente interno e externo e manter o foco durante a partida.

E você como costuma a lidar com a pressão e se concentrar nos jogos? Faz algum tipo de exercício mental? Conte para a gente nos comentários!

Texto escrito em parceria com a Psicóloga Tatiana Fingerman Psicóloga com pós graduação em Transtornos Alimentares e Obesidade pela Unifesp (2005). - Especialista em Psicossomática é Life Coach pela SBC

Tags

Nill Cavalcante

Relações públicas e especialista em mídias sociais e corresponsável pelo blog da Lptennis. Seu sonho é parar de perder pontos por foot fault e sair da quadra com a mesma calma que entrou

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.