Alongamento para tênis: exercícios necessários no aquecimento

Alongamento para tênis: exercícios necessários no aquecimento

A prática de esporte exige condicionamento físico e, nela, os atletas ficam expostos a lesões. Para evitar esse problema durante as atividades físicas, é muito importante fazer exercícios de aquecimento e alongamento previamente.

Especialmente no tênis, além de prevenir as contusões, esses exercícios aprimoram os movimentos e melhoram o desempenho do praticante. O esporte só traz qualidade de vida para quem pratica com regularidade, mas, para fazer isso de forma segura e ainda mais saudável, é preciso tomar cuidados.

Veja nossas dicas de alongamento para tênis:

Aquecimento

O aquecimento deve ser algo rápido, com uma caminhada em um ritmo apressado ou uma corrida leve em volta da quadra de no máximo cinco minutos. Nesse momento de aquecimento, não faça o exercício mais que o tempo necessário. Afinal, suas forças devem ser gastas no tênis, que exigirá bastante energia.

Alongamento

O alongamento para tênis precisa ser agradável: nada de ficar se retorcendo e sentindo dores. A função do alongamento é preparar o corpo, mais precisamente os músculos, porque quando o corpo está frio a musculatura fica menos flexível e, ao forçar o corpo nesse estado, você correrá maior risco de sofrer uma lesão.

O alongamento precisa ser completo, ou seja, precisam ser trabalhados os braços, ombros, costas, quadril e todas as partes das pernas. Cada movimento é equivalente a um exercício. Faça duas séries contando até 10 ou 20, como preferir.

1. Braços e ombros

Com as mãos juntas, estique-as à sua frente e depois acima da cabeça, alongando braços e ombros. Puxe com uma mão o cotovelo no sentido horizontal para alongar o ombro.

2. Antebraço e mãos

Puxe a mão com o braço esticado. Primeiro faça isso com a palma da mão virada para cima e depois ao contrário.

3. Virilha

Sentado, junte os pés e faça movimentos tentando encostar a lateral do joelho no chão. Essa posição é conhecida como "borboleta".

4. Quadril e costas

Mantenha os pés na mesma distância dos ombros e, com a mão na cintura, vire o quadril. Em outro exercício, junte os pés e deixe as pernas esticadas (você pode deixar os joelhos levemente flexionados se preferir) e coloque a mão nos pés. Esse alongamento auxilia nos movimentos do quadril e pernas.

Depois, deite-se com as mãos esticadas no chão, passe uma perna sobre a outra, formando um "sete", depois troque de lado.

5. Pernas

Parte posterior

Deite-se com as costas no chão e puxe o joelho próximo ao peito. Esse exercício também alonga as costas.

Quadríceps e joelho

Em pé, com a mão esquerda, puxe o pé direito para trás. Repita o exercício de maneira invertida. Depois, sente-se fazendo um "V" com as pernas esticadas e tente puxar os dedos dos pés.

Após o treino ou jogo

Quando terminar um treino ou um jogo de tênis, seu corpo estará bastante quente e os músculos contraídos devido ao esforço exigido. Nesse caso, é recomendável fazer outra série de exercícios de alongamento e aquecimento. Esse cuidado pós-treino recupera a elasticidade e auxilia no relaxamento dos músculos.

Realizando essa sequência de alongamento para tênis, seu corpo ficará preparado para treinos fortes e grandes partidas. Não se esqueça que caso sinta dores ou incômodos na execução do aquecimento ou durante os jogos, procure imediatamente um profissional da área da saúde.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!