4 Dicas para escolher o melhor calçado para jogar tênis

4 Dicas para escolher o melhor calçado para jogar tênis

Todo esporte necessita de itens específicos para que o atleta tenha um bom desempenho durante sua prática. Para o tênis, essa ressalva não é diferente. O vestuário, a raquete, a bola e a tensão do encordoamento são itens de suma importância, mas não são os únicos que merecem atenção.

A escolha do calçado ideal, além de proporcionar uma melhor jogabilidade, pode ser decisiva para evitar lesões.

Assim, o intuito deste post é apresentar quais são os fatores que devem ser observados para definir o calçado mais apropriado para se jogar tênis. Continue a leitura e saiba mais:

1. Amortecimento

O tipo de amortecimento necessário para um calçado destinado à prática de tênis é completamente diferente de um calçado para corrida.

Enquanto os calçados para corrida possuem amortecimento na região do calcanhar, os calçados para tênis necessitam de amortecimento preferencialmente na parte frontal.

Isso porque a biomecânica dos movimentos executados por um tenista é diferente da executada por um maratonista, uma vez que o praticante de tênis passa a maior parte do jogo na ponta dos pés.

Assim, calçados próprios para tênis devem minimizar a tensão sobre a coluna, joelhos e tornozelos.

2. Conforto

Uma partida de tênis pode durar de menos de uma hora a várias horas, dependendo da disposição e da habilidade dos competidores. Portanto, um calçado desconfortável pode significar derrota ou, pior ainda, lesões.

O ideal é que o calçado fique bem ajustado nos pés para evitar torções durante a movimentação na quadra. Porém, um calçado apertado demais pode causar bolhas e outros ferimento, então preste bastante atenção nisso.

3. Durabilidade

A durabilidade dos calçados próprios para os praticantes de tênis está relacionada, em grande parte, ao seu solado.

Observe a qualidade do material do solado na hora da compra. Os calçados para jogar tênis devem possuir solado espesso e reforçado na parte frontal, já que essa região sofre maior atrito com o solo durante as derrapagens.

4. Superfície da quadra

O solado do calçado deve estar de acordo com a superfície da quadra na qual você vai jogar. Isso facilitará seu deslocamento durante a partida e será crucial para evitar torções nos pés e lesões nos joelhos, quadris e coluna.

Existem quatro tipos principais de piso que você pode se deparar em quadras de tênis:

Clay Court ou Saibro

Esse tipo de quadra é composto por terra e argila e também recebe uma fina camada de pó de tijolo na superfície.

O solado deve ser pouco agressivo (padrão chevron), para não danificar demais a superfície da quadra e também não causar paradas súbitas durante o deslizamento.

Grama ou Grass

Esse piso é bastante escorregadio e não é muito comum nas quadras brasileiras.

Os calçados para esse tipo de quadra geralmente possuem pequenos "pistões" no solado, para melhorar a aderência ao solo e dificultar possíveis escorregões.

Piso rápido ou Hard Court

Quadras com piso tartan, grama artificial, cimento e asfalto podem entrar na categoria de piso rápido.

Para essas superfícies, os solados dos calçados também podem ser padrão chevron, que, por serem compostos por borracha, são mais resistentes a atrito, proporcionando boas freadas e arranques durante a movimentação.

Piso indoor ou liso

Essa superfície, que pode ser composta por madeira ou outros revestimentos artificiais, exige calçado com solado quase totalmente liso para evitar paradas bruscas durante o deslocamento do jogador.

Escolher o calçado ideal para jogar tênis não é algo trivial. Para cada estilo de jogo, existem diversos fatores que devem ser levados em conta. Quesitos como conforto, resistência e superfície da quadra não podem ser deixados de lado.

E você, já teve alguma experiência ruim por utilizar um calçado inapropriado? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência conosco!