Musculação para tenistas: 4 exercícios indispensáveis

Para jogadores Dec 15, 2016

O tênis é um esporte que vem crescendo bastante no Brasil. Em 2015, 29% dos brasileiros se disseram interessados pelo Tênis. O número mais que dobrou em relação a 2014, em que apenas 14% se disseram interessados. Para acompanhar esse crescimento o atleta de tênis deve melhorar a cada dia e a musculação para tenistas pode ajudar bastante.

A musculação é uma grande aliada de todo atleta de alto rendimento de qualquer esporte, pois ela ajuda o atleta a se prevenir de lesões e dá mais força e potência ao mesmo. É uma atividade que deve ser praticada em paralelo às atividades de quadra. Continue a leitura e saiba mais!

Qual tipo de treino você deve fazer

Antes de falar um pouco mais especificamente sobre musculação, é importante ressaltar que a alimentação é tão, ou mais importante que os exercícios para que se ganhe um bom rendimento esportivo.

Na musculação existem 4 tipos de treino que podem ser feitos com focos diferentes: hipertrofia, força máxima, potência e resistência. O mais indicado para o atleta de tênis fazer e conseguir dar uma boa pancada naquele forehand, são exercícios de potência, eles é que vão fazer a sua raquete ir mais veloz de encontro à bola.

Dentre os exercícios para potência, os com pesos livres são uma ótima opção, pois trabalham mais cadeias musculares e são mais voltados aos movimentos esportivos.

Vale ressaltar a importância de um professor de tênis capacitado para ajudar nos treinos dos alunos da sua academia de tênis.

4 exercícios de musculação para tenistas

As partes do corpo mais exigidas para o praticante do tênis são os ombros, peitoral, antebraços e pernas, portanto as dicas a seguir darão ênfase para esses músculos. Serão abordados exercícios para cada estágio do atleta, desde o iniciante, passando pelo intermediário e avançado.

1. Rotação de tronco com extensão dos braços

Nesse exercício, o atleta deve utilizar uma máquina com polias, geralmente a que é utilizada para fazer o cross over, utilizando uma barra para prender a corda da máquina.

Se posicionar ao lado da polia (com a sua lateral voltada para a máquina) e segurando a barra na posição vertical na sua frente, com os braços estendidos, girar o tronco para um dos lados, até sua amplitude máxima. Depois de realizada a série, repetir para o outro lado.

É um exercício excelente, pois é um movimento bem utilizado tanto no forehand quanto no backhand. É indicado para iniciantes.

2. Crucifixo

Segurando dois halteres, deitar em um banco, com a barriga para cima. Abrir os braços na linha do peitoral, e mantendo os braços praticamente esticados (dar apenas uma leve flexionada no cotovelo) e tentar juntar os pesos acima do peito.

Ótimo para dar mais potência no back e forehand,é indicado para o nível intermediário.

3. Agachamento lateral

No agachamento lateral, nós descemos em direção a uma das pernas. Abrir bem as pernas, semelhante a quando se está deslizando no saibro. Com elas bem abertas, começar a flexionar uma das pernas, descendo o corpo na direção dessa perna, não descer totalmente.

Cuidado com a postura: as costas devem permanecer sempre eretas. É um ótimo exercício para seus deslocamentos laterais, indicado para níveis intermediário e avançado.

4. Levantamento terra

Exercício indicado para qualquer esporte, ele trabalha diversas cadeias musculares, porém é necessário um profissional acompanhando, pois é um exercício bastante complexo.

Com a barra aos pés e com os joelhos parcialmente flexionados, pegar a barra com uma abertura relativa aos seus ombros, levantar a barra inclinando as costas para trás, ao mesmo tempo que estender os joelhos. Na volta, começar inclinando o tronco para frente e depois flexionando os joelhos.

Esse exercício trabalha toda a cadeia posterior do corpo, assim como trapézio e antebraços, e é ótimo para ter uma pegada forte e explosão na movimentação. Indicado para nível avançado.

Últimas dicas

Ao indicar esses exercícios para um praticante de tênis, tome cuidado com a diferença entre um braço e outro. Geralmente os praticantes ficam com o braço da mão que seguram a raquete mais fortes. Indique exercícios unilaterais.

Ficou com alguma dúvida sobre os exercícios de musculação para tenistas? Já praticou algum deles? Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências!

Tags

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.