Musculação para tenistas: 4 exercícios indispensáveis

Musculação para tenistas: 4 exercícios indispensáveis

O tênis é um esporte que vem crescendo bastante no Brasil. Em 2015, 29% dos brasileiros se disseram interessados pelo Tênis. O número mais que dobrou em relação a 2014, em que apenas 14% se disseram interessados. Para acompanhar esse crescimento o atleta de tênis deve melhorar a cada dia e a musculação para tenistas pode ajudar bastante.

A musculação é uma grande aliada de todo atleta de alto rendimento de qualquer esporte, pois ela ajuda o atleta a se prevenir de lesões e dá mais força e potência ao mesmo. É uma atividade que deve ser praticada em paralelo às atividades de quadra. Continue a leitura e saiba mais!

Qual tipo de treino você deve fazer

Antes de falar um pouco mais especificamente sobre musculação, é importante ressaltar que a alimentação é tão, ou mais importante que os exercícios para que se ganhe um bom rendimento esportivo.

Na musculação existem 4 tipos de treino que podem ser feitos com focos diferentes: hipertrofia, força máxima, potência e resistência. O mais indicado para o atleta de tênis fazer e conseguir dar uma boa pancada naquele forehand, são exercícios de potência, eles é que vão fazer a sua raquete ir mais veloz de encontro à bola.

Dentre os exercícios para potência, os com pesos livres são uma ótima opção, pois trabalham mais cadeias musculares e são mais voltados aos movimentos esportivos.

Vale ressaltar a importância de um professor de tênis capacitado para ajudar nos treinos dos alunos da sua academia de tênis.

4 exercícios de musculação para tenistas

As partes do corpo mais exigidas para o praticante do tênis são os ombros, peitoral, antebraços e pernas, portanto as dicas a seguir darão ênfase para esses músculos. Serão abordados exercícios para cada estágio do atleta, desde o iniciante, passando pelo intermediário e avançado.

1. Rotação de tronco com extensão dos braços

Nesse exercício, o atleta deve utilizar uma máquina com polias, geralmente a que é utilizada para fazer o cross over, utilizando uma barra para prender a corda da máquina.

Se posicionar ao lado da polia (com a sua lateral voltada para a máquina) e segurando a barra na posição vertical na sua frente, com os braços estendidos, girar o tronco para um dos lados, até sua amplitude máxima. Depois de realizada a série, repetir para o outro lado.

É um exercício excelente, pois é um movimento bem utilizado tanto no forehand quanto no backhand. É indicado para iniciantes.

2. Crucifixo

Segurando dois halteres, deitar em um banco, com a barriga para cima. Abrir os braços na linha do peitoral, e mantendo os braços praticamente esticados (dar apenas uma leve flexionada no cotovelo) e tentar juntar os pesos acima do peito.

Ótimo para dar mais potência no back e forehand,é indicado para o nível intermediário.

3. Agachamento lateral

No agachamento lateral, nós descemos em direção a uma das pernas. Abrir bem as pernas, semelhante a quando se está deslizando no saibro. Com elas bem abertas, começar a flexionar uma das pernas, descendo o corpo na direção dessa perna, não descer totalmente.

Cuidado com a postura: as costas devem permanecer sempre eretas. É um ótimo exercício para seus deslocamentos laterais, indicado para níveis intermediário e avançado.

4. Levantamento terra

Exercício indicado para qualquer esporte, ele trabalha diversas cadeias musculares, porém é necessário um profissional acompanhando, pois é um exercício bastante complexo.

Com a barra aos pés e com os joelhos parcialmente flexionados, pegar a barra com uma abertura relativa aos seus ombros, levantar a barra inclinando as costas para trás, ao mesmo tempo que estender os joelhos. Na volta, começar inclinando o tronco para frente e depois flexionando os joelhos.

Esse exercício trabalha toda a cadeia posterior do corpo, assim como trapézio e antebraços, e é ótimo para ter uma pegada forte e explosão na movimentação. Indicado para nível avançado.

Últimas dicas

Ao indicar esses exercícios para um praticante de tênis, tome cuidado com a diferença entre um braço e outro. Geralmente os praticantes ficam com o braço da mão que seguram a raquete mais fortes. Indique exercícios unilaterais.

Ficou com alguma dúvida sobre os exercícios de musculação para tenistas? Já praticou algum deles? Deixe seu comentário e compartilhe suas dúvidas e experiências!