Quais são os benefícios do tênis para a terceira idade?

Para jogadores Mar 20, 2017

A expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo a cada ano, graças aos avanços da medicina e às mudanças de comportamento. São aproveitadas as vantagens dos bons hábitos alimentares, dos maiores cuidados com a saúde, por exemplo, e também dos benefícios do tênis.

Afinal, os cuidados com a saúde na terceira idade não precisam se limitar apenas a visitas periódicas ao médico. A prática de atividade física também é uma ótima maneira de prevenir doenças e envelhecer com qualidade de vida. Atualmente, o tênis vem ganhando muitos adeptos da "melhor idade" devido aos diversos benefícios que a prática desse esporte pode acarretar.

Neste post vamos listar alguns benefícios do tênis para a terceira idade. Você, estando ou não nessa fase da vida, certamente se sentirá convidado a experimentar esse esporte tão motivador! Acompanhe!

Benefícios físicos

Para a medicina esportiva, o tênis é um dos esportes mais recomendados para os idosos, pois pode melhorar as funções cardiovasculares, diminuir dores articulares, evitar o excesso de peso e lesões recorrentes.

A prática do exercício mantém a concentração de oxigênio no sangue elevada, fortalecendo o sistema circulatório e favorecendo o controle da musculatura durante a execução dos golpes na bola.

Além disso, a atividade também pode prevenir osteoporose. Isso porque, os movimentos de quadril e as pequenas corridas que o praticante deve executar para alcançar a bola favorecem a manutenção da densidade mineral dos ossos das pernas e da coluna.

Benefícios psicológicos

A sensação de cansaço constante e desânimo são naturais e se intensificam à medida que envelhecemos. E essa falta de interesse pela vida pode desencadear um quadro de depressão e outras doenças de cunho psicológico.

Assim, o tênis vem-se mostrando como um grande aliado para elevar a confiança e a autoestima do público idoso, uma vez que o esporte não exige contato físico que possibilite lesões e possui alguns movimentos que podem ser facilmente executados pelo praticante iniciante.

Outra vantagem é o fato de o tênis se tratar de um esporte competitivo, ou seja, o idoso se sentirá motivado a melhorar seu desempenho para otimizar sua performance em quadra.

Benefícios do tênis no âmbito social

O envelhecimento, muitas vezes, está associado ao isolamento social, pois muitos idosos tendem a se envolver socialmente apenas com familiares que, infelizmente, não correspondem de modo satisfatório devido à vida adulta agitada.

Assim, o tênis pode se tornar uma excelente alternativa para movimentar a vida social do idoso, já que se trata de um esporte interativo e coletivo (quando praticado em dupla).

A prática de qualquer atividade física regular trará benefícios à sua saúde, desde que seja realizada com acompanhamento profissional. Entretanto, devido às limitações que temos nas diferentes fases da vida, é necessário ajustar essa atividade às nossas necessidades.

Os benefícios do tênis para a terceira idade apresentados aqui demonstram bem a adequação que deve existir entre esse esporte e os idosos. Você acha que o tênis pode ser praticado em qualquer idade? Quais são os benefícios que o tênis proporciona para você? Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Então não deixe de ler também sobre os benefícios do alongamento para a prática de tênis!

Tags

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.