Quais são os benefícios do tênis para a terceira idade?

Quais são os benefícios do tênis para a terceira idade?

A expectativa de vida dos brasileiros vem crescendo a cada ano, graças aos avanços da medicina e às mudanças de comportamento. São aproveitadas as vantagens dos bons hábitos alimentares, dos maiores cuidados com a saúde, por exemplo, e também dos benefícios do tênis.

Afinal, os cuidados com a saúde na terceira idade não precisam se limitar apenas a visitas periódicas ao médico. A prática de atividade física também é uma ótima maneira de prevenir doenças e envelhecer com qualidade de vida. Atualmente, o tênis vem ganhando muitos adeptos da "melhor idade" devido aos diversos benefícios que a prática desse esporte pode acarretar.

Neste post vamos listar alguns benefícios do tênis para a terceira idade. Você, estando ou não nessa fase da vida, certamente se sentirá convidado a experimentar esse esporte tão motivador! Acompanhe!

Benefícios físicos

Para a medicina esportiva, o tênis é um dos esportes mais recomendados para os idosos, pois pode melhorar as funções cardiovasculares, diminuir dores articulares, evitar o excesso de peso e lesões recorrentes.

A prática do exercício mantém a concentração de oxigênio no sangue elevada, fortalecendo o sistema circulatório e favorecendo o controle da musculatura durante a execução dos golpes na bola.

Além disso, a atividade também pode prevenir osteoporose. Isso porque, os movimentos de quadril e as pequenas corridas que o praticante deve executar para alcançar a bola favorecem a manutenção da densidade mineral dos ossos das pernas e da coluna.

Benefícios psicológicos

A sensação de cansaço constante e desânimo são naturais e se intensificam à medida que envelhecemos. E essa falta de interesse pela vida pode desencadear um quadro de depressão e outras doenças de cunho psicológico.

Assim, o tênis vem-se mostrando como um grande aliado para elevar a confiança e a autoestima do público idoso, uma vez que o esporte não exige contato físico que possibilite lesões e possui alguns movimentos que podem ser facilmente executados pelo praticante iniciante.

Outra vantagem é o fato de o tênis se tratar de um esporte competitivo, ou seja, o idoso se sentirá motivado a melhorar seu desempenho para otimizar sua performance em quadra.

Benefícios do tênis no âmbito social

O envelhecimento, muitas vezes, está associado ao isolamento social, pois muitos idosos tendem a se envolver socialmente apenas com familiares que, infelizmente, não correspondem de modo satisfatório devido à vida adulta agitada.

Assim, o tênis pode se tornar uma excelente alternativa para movimentar a vida social do idoso, já que se trata de um esporte interativo e coletivo (quando praticado em dupla).

A prática de qualquer atividade física regular trará benefícios à sua saúde, desde que seja realizada com acompanhamento profissional. Entretanto, devido às limitações que temos nas diferentes fases da vida, é necessário ajustar essa atividade às nossas necessidades.

Os benefícios do tênis para a terceira idade apresentados aqui demonstram bem a adequação que deve existir entre esse esporte e os idosos. Você acha que o tênis pode ser praticado em qualquer idade? Quais são os benefícios que o tênis proporciona para você? Quer aprender ainda mais sobre o assunto? Então não deixe de ler também sobre os benefícios do alongamento para a prática de tênis!