Os Games de Tênis

Os Games de Tênis

Os jogos para consoles e PC sempre foram um grande hit para os aficionados em esporte, juntando duas paixões. Os jogos de tênis são retratados nos games desde os anos 80, década de surgimento dos primeiros consoles.

Este ano foi anunciado o lançamento do game Tennis World Tour, para 2018 dos mesmos desenvolvedores do aclamado Top Spin. Além de trazer mais de 30 estrelas do tênis mundial como Roger Federer, Gael Monfils, Garbiñe Muguruza e Angelique Kerber, o game promete trazer um realismo jamais visto antes em jogos do gênero.

"Estamos orgulhosos de dar a todos os fãs de tênis um jogo digno de seu entusiasmo. O nível de qualidade, riqueza de conteúdo e mecânica do jogo irá garantir que Tennis World Tour é uma das melhores simulações esportivas do mercado" afirma Benoit Clerc, diretor de jogos da Bigben Intractive, que produzirá o game.

Outro fator interessante que o game pretende abordar é o psicológico de cada jogador, fazendo uma interface do que é visto no circuito. Será que vamos ter os acessos de raiva a la Fognini?

E para chegar até aqui, vamos relembrar os principais games de tênis, desde o Atari até os consoles mais modernos como Xbox One e PlayStation 4. Confira:

Tennis – Atari 2600

Atari foi sem dúvidas o primeiro console de muita gente e era uma revolução na época com seus jogos e seu clássico joystick. Um de seus games retratava o tênis e era praticamente impossível vencer o jogador controlado pelo computador.

Nintendo Tennis – NES e Game Boy

O Nintendo, console de 8 bits, veio para “substituir” o Atari e seus jogos apresentavam grande melhora na jogabilidade e nos gráficos. A empresa japonesa também foi responsável pela criação do console portátil Game Boy, que também fez muito sucesso com seus jogos ainda em preto e branco.
O jogo Nintendo Tennis era viciante e muitos (assim como eu) passavam horas a frente da TV ou com o Game Boy em mãos.

Mario Tennis – diversas plataformas

Esse foi, sem dúvidas, o jogo que mais joguei de tênis. Muito divertido, era possível reunir os amigos e travar batalhas de tênis com os personagens do universo do encanador italiano mais famoso do mundo. Se deixava a desejar na questão da fidelidade ao esporte, recompensava e muito na diversão. Lançado, inicialmente, para Game Boy Color e Nintendo 64, em 2001, foi um dos jogos que receberam as melhores notas de revistas especializadas em avaliações.

## Sega Virtua Tennis – Arcade/ diversas plataformas Assim como Mario Tennis, também dediquei incontáveis horas em frente ao fliperama de lojas especializadas com este incrível jogo. Com uma verdadeira revolução gráfica e jogadores com características fieis o game foi um grande sucesso e transportado para diversas plataformas. ## Top Spin – diversas plataformas Top Spin é sem dúvida o game mais realista já criado, contando com um maior número de licenças para utilização da imagem de jogadores profissionais que estão em atividade e outras lendas do esporte como Andre Agassi e Pete Sampras. ## Wii Sports (Tênis) – Wii A Nintendo revolucionou o mercado em 2006 ao trazer a tecnologia motion sense, que por meio de sensores recriava movimentos de diversos esportes, por exemplo. Apesar de não tem licença para uso e nomes de tenistas famosos e tampouco gráficos impressionantes, o jogo foi um sucesso mundial.

Veja esta divertida partida entre Jimmy Fallon e Stan Wawrinka

Deu para ter uma ideia da revolução nos games de tênis ao longo dos anos. A chegada do Tennis World Tour pode revolucionar não só o realismo dos jogos, mas também a inteligência artificial, tentando trazer para o jogo as emoções vividas dentro de quadra.

E você, qual seu jogo favorito? Conte para nós nos comentários.