Tênis na gravidez

Para jogadores Jun 21, 2017

No final do mês de abril a internet “quebrou” com o anúncio da gravidez da tenista norte-americana Serena Willians, maior vencedora de Grand Slams, e que venceu seu último, em janeiro, na Austrália, grávida de dois meses.

Devido à gravidez, Serena só voltará a competir em 2018. Com essa notícia volta à tona a discussão da prática de atividades físicas, no caso o tênis, durante o período de gestação. Afinal, as mulheres podem continuar sua rotina nas quadras durante esse período? A resposta, em grande parte dos casos é sim, porém com algumas ressalvas.

No caso de tenistas profissionais, observa-se que todas interrompem suas carreiras durante a gravidez e isso se dá pelo fato de sempre desafiarem os limites do corpo, seja em treinos ou em competições, precisando despender de toda energia e isso para o bebê pode trazer uma série de riscos.

Com a orientação médica adequada, que detalhará o planejamento da atividade física, respeitando a individualidade e a condição de cada gestante, para as tenistas amadoras, a prática pode continuar normalmente com alguns ajustes, como diminuir a intensidade do jogo e o ritmo da corrida, além de procurar evitar agachar muito ou fazer movimentos bruscos. Partidas de duplas e treinamentos com professor podem também reduzir a carga de exercícios sendo, também, mais aconselháveis.

Buscar realizar a atividade em horários com temperaturas mais amenas e com menor umidade, priorizando a utilização de roupas leves e sempre mantendo uma boa hidratação, ingerindo o máximo de líquidos possíveis, completam as sugestões.

Manter a prática do esporte favorito vai ajudar as futuras mamães a manterem a forma física, se divertirem e aproveitar uma sensação única de bem-estar, além de garantir uma ótima recuperação no pós-parto.

Tênis é sinônimo de saúde e diversão e pode estar presente em todos os momentos, inclusive em um tão especial quanto à gravidez.

Veja a Serena Williams batendo uma bola na última semana onde já estava com 7 meses de gestação.

Saiba mais: O blog Tennis Report também já escreveu sobre o assunto em 2014. Existem alguns dados estatísticos e lista de tenistas profissionais que jogaram durante um periodo da sua gravidez. Veja o post neste link

Tags

Nill Cavalcante

Relações públicas e especialista em mídias sociais e corresponsável pelo blog da Lptennis. Seu sonho é parar de perder pontos por foot fault e sair da quadra com a mesma calma que entrou

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.