5 dicas para vencer mais jogos

5 dicas para vencer mais jogos

Precisando vencer mais jogos? Confira 5 dicas especiais da equipe da lptennis que podem te ajudar a garantir a vitória!

1. Winner não ganha jogo

Costumamos brincar que o Juan Martín Del Potro (tenista Argentino amassador de bolinhas), é uma péssima influência para amadores. Por mais que seja prazeroso, jogar de forma agressiva buscando “winners” não é para qualquer um. O número de erros não forçados sobe demais quando queremos ser agressivos o tempo inteiro e como você já sabe, no final quem errar menos leva a partida.

Um jogo tático e inteligente vale mais do que alguns winners aqui ou ali. Cuide do ponto, faça seu adversário jogar e deixei ele errar também. Se o seu estilo é agressivo, não quer dizer que você tem que mudar, mas apenas construa o ponto com paciência e quando tiver a chance para definir, aí sim, solte o braço!

2. Foco nos pontos importantes

Você costuma dar o devido valor a pontos que são conhecidos como “mais importantes” em um game ou set? Logicamente, você precisa tentar vencer mais pontos que seu adversário para levar o jogo, mas existem pontos que são cruciais e requerem mais atenção e cuidado. Em um 30/30 ou 40/40 não adianta inventar. Se estiver sacando, faça seu saque que te dá segurança, jogue de forma inteligente e tenha mais paciência no ponto. Se estiver recebendo, da mesma forma, tente entrar no ponto e anular a vantagem do saque do adversário, sem extrapolar.

Querer ser muito agressivo nesses momentos não é o mais recomendado, a não ser que você esteja muito confiante e com a liderança no set. Da mesma forma, o sétimo game é conhecido como um game decisivo no tênis, principalmente quando o jogo se mantêm sem quebras, em 3-3. Vencer o sétimo game tem um valor mental muito alto e joga muita pressão pro lado que ficou atrás no placar. Portanto, se concentre em levar vantagem nos pontos mais relevantes do jogo se você quer vencer mais partidas.

3. Respiração

Respirar durante os pontos e nos intervalos entre eles também é super importante. Muitos amadores não sabem respirar , ficam ofegantes em pontos de longas trocas de bola e começam a perder o jogo aí. Não é a toa que os profissionais fazem aquele “Haaaammmmmmmmm” tão famoso. Isso ajuda o ar a sair ao efetuar o golpe, liberando os pulmões para que eles puxem o ar novamente com mais facilidade.

Faça o teste e comprove como é útil. Outra dica é: espere um pouco para se posicionar novamente para sacar ou receber entre os pontos. Utilize a regra dos 25 segundos, respire. Nas viradas de quadra , sente , tome uma água, respire fundo! Ter pressa para jogar é interessante como estratégia em momentos quando o adversário está desestabilizado mentalmente ou aparentando estar mais cansado que você, mas no geral, se você estiver sentindo um cansaço exagerado, controle a ansiedade e simplesmente respire.

4. Hidratação

Item negligenciado por muitos tenistas amadores, a hidratação é de suma importância durante os jogos e deve começar muito tempo antes de entrar em quadra. Levar um isotônico para a quadra e tomar bastante água ajuda a manter seu físico e mental funcionando a todo vapor. Use cada virada para se hidratar e jogue um pouco de água na cabeça em dias de muito calor para baixar a temperatura corporal.

Muitos amadores sofrem mais do que deveriam em jogos longos por simplesmente não terem o hábito de se hidratar corretamente. Além da hidratação, se alimentar caso note uma perda de energia durante o jogo, é muito importante. Leve com você bananas e outros alimentos de rápida digestão para dar aquele gás a mais.

5. Mente positiva

Alguns amadores acham desnecessário, mas falar com você mesmo entre pontos é muito importante para vencer partidas. A auto sugestão é um princípio da psicologia e ajuda muito o tenista a manter uma mentalidade positiva e o foco a cada ponto. Reclamar muito, pelo contrário, tira seu foco e te faz afundar cada vez mais. A auto sugestão funciona da mesma forma , tanto para o bem do seu jogo, como para o mal.

Então muito cuidado com as suas palavras! Convenhamos que apenas o Murray consegue reclamar tanto e ainda sim jogar um belo tênis.

Gostou das dicas? Esperamos ter ajudado e que você possa vencer mais jogos para sair da má fase! #LetsPLayTennis