Por que Rafael Nadal é o maior do saibro segundo especialistas

Por que Rafael Nadal é o maior do saibro segundo especialistas

Especialistas contam o porquê o espanhol ser o maior nome da superfície na história. Com sua décima conquista de Roland Garros, o espanhol Rafael Nadal ratificou sua condição de Rei do Saibro e o maior nome da história da terra batida.

Afinal, os números e feitos do Touro Miúra falam por si só. O espanhol tem o recorde absoluto de 53 títulos, colecionando 102 vitórias e apenas 2 derrotas em partidas de 5 sets e o incrível percentual de aproveitamento de 91,75% (389v-35d), o maior da Era Profissional.

"É o melhor jogador sobre terra da história. Ele não tem debilidades na terra e briga por cada bola como se fosse a bola do jogo", afirmou o ex-tenista sueco Bjorn Borg em entrevista ao jornal sueco Aftonbladet.

Borg era reconhecido pelo seu sucesso no saibro, tendo faturado seis títulos em Roland Garros, o sueco ainda enaltece o retorno vitorioso do espanhol "Ninguém acreditava que ele podia voltar, mas ele o fez. Ganhar desse jeito depois de estar lesionado durante anos é fantástico. Não dá para se jogar um tênis mais perfeito, é impossível. Estou tão impressionado", completou a lenda do tênis.

Especialista listam quais são os fatores que levam o espanhol a ser tão dominante no saibro, veja abaixo:

Leandro Mizumoto, jornalista do SporTV

"Pelo saibro propor uma maior troca de bolas e variação do jogo do que em outros pisos, exige mais física e mentalmente do tenista, características que o Nadal esbanja em todo circuito em mais de uma década."

Lucas Wilches, jornalista da Rede Record

"O Nadal é o melhor da história do saibro, pois ele foi criado para jogar na superfície. Podemos perceber que tudo que ele faz foi especificamente designado para ele atuar nesse piso. Toda movimentação que ele tem, a forma que ele chega inteiro nas bolas e o spin que ele gera no saibro torna o jogo muito complicado. É muito difícil jogar contra o contra ele devido ao spin que ele gera que faz com que a bola suba muito e é muito difícil incomodá-lo.

O estilo de jogo dele o torna o Rei do Saibro. Fora a vantagem psicológica. Quando um jogador entra para enfrentar o espanhol no saibro, entra com a mentalidade de que se conseguir fazer alguns games já está no lucro. Os movimentos são plásticos e o jeito que ele bate todos os golpes e desliza é realmente muito bonito.

Os números comprovam que o estilo de jogo dele é de um campeão."

rafael nadal jogando no saibro

Matheus Martins Fontes, repórter do Torcedores.com

"O Nadal é tão imponente no saibro, principalmente em Roland Garros, que em dez anos ele evoluiu muito. No início do seu domínio do saibro, em 2005, ele era jovem e muito rápido e ele soube entender a superfície a partir do seu jogo. Ele era muito defensivo e apostava muito mais na velocidade do que nos golpes para resolver rápido os pontos. Ele sempre foi um cara muito disciplinado, que além de ter um físico avantajando tem uma ótima leitura tática, reconhecendo que não era um dos tenistas mais habilidosos.

O jogo dele foi evoluindo no saibro, pois ele adquiriu mais potência com o passar de anos. Devido as lesões ele teve que se adaptar e não mais jogar no erro do adversário ou trocar muitas bolas em cada ponto.

De cinco a seis anos para cá ele mudou seu estilo no saibro. Ele melhorou muito seus pontos fracos como o backhand, e aprimorou o saque buscando subir mais à rede. A melhora de outros tenista top também o levou a se reinventar.

O jogo dele é muito diferente, mais agressivo, mais inteligente taticamente e muito mais completo na questão técnica."

Jonas Campos, autor do blog Raquetada, do site GazetaEsportiva.com

"Os números falam por si só e colocam Rafael Nadal entre os maiores nomes da história do tênis – o maior sobre uma mesma superfície. Vencedor de 15 títulos de Grand Slam, atrás apenas de Roger Federer, o espanhol é exemplo de quem une talento, determinação e trabalho, muito trabalho. Não fosse isso, dificilmente retomaria a confiança nos momentos de lesões e baixa da carreira – não foram poucos! Pela terceira vez, o Touro Miúra ressurge e volta a caminhar rumo ao único lugar que lhe parece cômodo no circuito: o topo do ranking.

A volta triunfal não poderia ser em outra superfície que não o saibro. O sucesso no piso é fruto de uma harmonia irreparável de estilo, adaptação e naturalidade: a terra batida é o habitat de Nadal. Por lutar em cada bola, em cada ponto – dure o que durar -, com capacidade única de preservar intensidade e concentração, o Touro desfila sem debilidades na terra. Com físico em dia e confiança para variar o repertório técnico e dar profundidade à bola que tanto machuca os adversários, o espanhol fica praticamente imbatível – ‘La Décima’ conquista e Roland Garros é prova disso. Nadal foi feito pro saibro e o saibro foi feito pra Nadal."

João Pedro Sorgi, tenista profissional atual 292º colocado do ranking

"Ele tem um jogo perfeito para o saibro, joga bolas altas, profundas e com muito peso, consegue abrir ângulos muito bem. Se movimenta incrivelmente bem e tem uma capacidade absurda de se defender e contra atacar. E não te dá nenhum ponto de graça!"

José Nilton Dalcim, Diretor Editorial do site Tenisbrasil

"Antes de qualquer coisa, Nadal foi moldado para jogar no saibro desde criança, ou seja, ênfase no trabalho de pernas, sistema defensivo, regularidade, uso máximo do efeito topspin. Depois, o fato de jogar como canhoto maximizou suas qualidades, já que os efeitos da bola são contrários aos de 85% do circuito.

Por fim, encontramos em Nadal ingredientes especiais, seja no físico privilegiado, na determinação dos treinos ou na força mental que pouco se viu no tênis. O que mais me chama a atenção em seu jogo é a capacidade de escolher a jogada certa, mesmo sob pressão e com tempo muito curto de resposta. É um diferencial e tanto."

E você o que acha sobre o Rafael Nadal e seus números incríveis no saibro. Conta para a gente nos comentários.