O lado psicológico do tênis

O lado psicológico do tênis

Em qualquer esporte, o sucesso ou o fracasso de um atleta resulta de uma combinação de capacidades físicas e mentais. O tênis é um dos esportes que mais gera tensão pelo número individual de jogadas que necessitam de tomadas de decisões, além do confronto direto, cara a cara, com seu adversário.

No caso do jogo em duplas deve ser considerada a necessidade de haver uma boa parceria e comunicação entre a dupla tanto na linguagem verbal como na não verbal, dentro e fora das quadras. Afinal, são duas mentes distintas e a comunicação tem forte impacto na atitude do parceiro.

Todo tenista deve ser capaz de desenvolver suas habilidades emocionais, se conscientizando de seus padrões comportamentais e características individuais, ampliar suas habilidades psicológicas necessárias para que se diferencie como atleta, desenvolvendo sua capacidade de lidar com frustrações, forte pressão e potencializando aspectos positivos de sua personalidade como a autoestima e confiança. Um atleta de alto rendimento deve saber controlar e reduzir sua ansiedade e tensão, aumentar seu foco e concentração buscando atingir seu estado mental ideal para melhorar seu desempenho.

Habilidades são qualidades e aprendizagens a serem obtidas. Já os métodos são procedimentos ou técnicas empregadas para desenvolvimento destas habilidades e necessitam de prática, repetição e conhecimento para serem efetivas.

O treinamento mental é uma forma de simulação onde toda a experiencia é mental, a imaginação permite criar e recriar as experiências (jogadas) mesmo com erros e assim buscar novas estratégias para cada jogada. Este tipo de treinamento permite explorar o potencial ilimitado existente dentro de cada atleta, desenvolvendo a atenção e foco como habilidades diferenciais. Além de favorecer no controle da ansiedade e aumentar a confiança em quadra.

Este exercício de visualização criativa consiste basicamente em antecipar mentalmente as possibilidades de ações (jogadas), visualizar a execução das atividades fazendo se familiarizar com as situações e estimulando que o corpo se prepare de antemão para a realização da atividade. Este tipo de treinamento também permite um maior controle e consciência de seus pensamentos e emoções permitindo que o atleta busque soluções mais efetivas para os momentos de tensão apresentados nos jogos.

Ao identificar elementos externos que podem fazer perder o foco como eventos climáticos, barulho excessivo, situações de pressão como placar e reações emocionais que não podemos controlar o atleta deve ter a habilidade de retomar o foco rapidamente sem desperdiçar a energia que poderia influenciar diretamente em seu desempenho, gerenciando esta ansiedade e tensões do próprio corpo como outra habilidade diferencial.

Com todo esse aparato, o tenista pode construir uma maior autoconfiança, livrando-se de crenças limitantes que podem levar a auto sabotagem o atleta se torna mais capaz de esvaziar sua mente confiando mais em seus instintos. Aqui entra também o papel do treinador que deve reforçar os comportamentos positivos que tendem assim a ser repetidos e estimular uma crescente motivação interna alcançando um melhor resultado.

E você tem algum exercício para aliviar a pressão e manter a concentração? Conte para a gente nos comentários

Texto escrito em parceria com a Psicóloga Tatiana Fingerman - Especialista em Psicossomática. É Life Coach pela SBC