Jogar tênis ajuda a emagrecer?

Jogar tênis ajuda a emagrecer?

É nítido ao assistir uma partida de tênis o quanto ele é uma atividade física que exige bastante do corpo. Além dos piques de velocidade, movimentação constante e mudanças de direção, é preciso colocar força na raquete para que a bolinha chegue do outro lado da quadra. Assim, jogar tênis é uma excelente alternativa para quem quer perder algumas calorias além de proporcionar muita diversão e atividade para nosso cérebro.

Neste artigo, você entenderá mais a fundo por que esse esporte, que cada vez mais tem mais adeptos, pode te ajudar a emagrecer. Acompanhe:

Por que emagrecemos?

Antes de entendermos como o tênis pode ajudar neste objetivo, é interessante saber que o motivo de emagrecermos está diretamente ligado ao saldo calórico que temos durante os dias, ou seja, à diferença entre quantas calorias consumimos e gastamos.

Quando o saldo calórico é positivo, nós acumulamos (engordamos). Quando é negativo, nós entramos no processo de perda de peso, pois nosso corpo recorre às calorias armazenadas para gerar energia suficiente para o seu bom funcionamento. É dessa maneira que emagrecemos.

Por que o tênis emagrece?

O tênis é um esporte que trabalha o corpo todo com diversos níveis de exigência, principalmente força, coordenação motora e condicionamento físico.

Os movimentos com braços, as breves corridas, os pequenos saltos e a movimentação do tronco fazem do tênis um esporte completo, que trabalha vários grupos musculares e movimenta as mais diversas partes do corpo.

Estudos apontam que, em 1 hora jogando tênis, é possível gastar em média de 450 a 650 calorias. Os gastos calóricos estão diretamente ligados à intensidades do treino, às frequências dos movimentos e ao seu corpo. Pessoas diferentes têm necessidades calóricas diferentes.

Qual esporte emagrece mais?

"Emagrecer" é um processo que depende de um outro fator importante: a alimentação. Mas o gasto calórico pode ser maior ou menor quando comparamos com a intensidade e quantidade com que praticamos a atividade e com outros esportes populares aqui no Brasil.

Veja uma média calculada de um esporte realizado por 1 hora em atividade moderada para uma pessoa de 70 kg:

  • Andar de Bicicleta: 300 kcal/hora;
  • Basquete: 600 kcal/hora;
  • Futebol: 580 kcal/hora;
  • Handebol: 600 kcal/hora;
  • Jiu-Jitsu: 720 kcal/hora;
  • Natação: 500 kcal/hora;
  • Tênis: 480 kcal/hora;
  • Vôlei: 360 kcal/hora.

Como começar a praticar tênis?

Comece devagar

O tênis é um esporte muito exigente. Para se conseguir uma boa técnica e o preparo físico ideal para poder jogar uma partida completa, leva-se tempo.

Por isso, comece devagar e com acompanhamento de um profissional. Foque em aprender a técnica correta dos movimentos de batida na bola e das corridas. Depois, vá aumentando a intensidade dos seus treinos para seguir evoluindo.

Faça em dupla

Começar jogando em dupla é uma alternativa legal para ir melhorando o seu ritmo. Você acaba "cobrindo" um pedaço menor da quadra e não precisa rebater todas as bolinhas que vêm para o seu lado.

Assim, você pode minimizar possíveis lesões futuras por causa de um movimento errado, prejudicando o objetivo. Ainda é pode alcançar um nível de jogo mais alto, em que o consumo de energia é relativamente maior quando comparamos com categorias mais baixas.

Saiba Mais

Procure conciliar sempre a atividade física com uma boa alimentação e descanso. Estes dois fatores são tão importantes quanto gastar calorias durante horas. Ter acompanhamento de um nutricionista também pode ser fundamental para você atingir seus objetivos.

No blog Bem Sacado existem diversas dicas de como preparar refeições boas para quem joga tênis e que tem uma baixa quantidade calórica.

Quer que mais pessoas saibam curiosidades sobre tênis e os seus diversos benefícios? Então compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais!