Indian Wells: O 5º Grand Slam do circuito

Indian Wells: O 5º Grand Slam do circuito

Apesar de ser um Master 1000, Indian Wells (e também o Miami Open) possui uma chave com 96 jogadores na simples e 32 nas duplas masculinas. Isto faz com que este prestigiado torneio fique entre um Master 1000 "comum" que tem 64 jogadores na simples e um Grand Slam com 128 jogadores na primeira rodada.

Somado ao tamanho da chave, Indian Wells impressiona pelo tamanho da estrutura, valores de premiação, quantidade de projetos sociais e incentivos aos jogadores de base. Veja neste post um pouco mais da história deste torneio que é considerado por muitos o 5º Grand Slam do circuito.

Casa Nova

Após 24 anos da realização do primeiro evento, em 2000 Indian Wells ganhou um novo lar. Resultado da união de diversos empresários do setor bancário e esportivo, incluindo a International Management Group (IMG) que é proprietária da imagem de diversos tenistas, foi inaugurado o complexo Indian Well Tennis Garden com a visão de criar a melhor academia de tênis para todos os envolvidos - tanto profissionais como amadores, espectadores, patrocinadores e os meios de comunicação.

Foi necessário o investimento inicial de $77 milhões de dólares - mais de 230 milhões de reais - e de quebra foi construído o segundo maior estádio de tênis do mundo, com capacidade para 16.100 lugares disponíveis.

Do tênis para a tecnologia

Em 2006, a IMG foi comprada por um outro grupo de investidores, incluindo os proprietários da revista Tennis, George Mackin e Bob Miller, Pete Sampras, Chris Evert, Billie Jean King, Greg Norman, Charlie Pasarell e Raymond Moore.

Após 3 anos desta mudança de donos, Indian Wells tem um novo proprietário: Larry Ellison, co-fundador e CEO da Oracle e investidor de diversas startups de tecnologia.

Um grande entusiasta do tênis, Larry investe constantemente em melhorias na fomentação do nosso esporte e, ao assumir Indian Wells, construiu o segundo estádio com capacidade para 8 mil espectadores.

Sem homenagens

Um fato curioso é que tanto a quadra central como a quadra 1 não possuem nenhum nome ou fazem homenagem para alguma grande personalidade do nosso esporte. São chamadas simplesmente de Estádio 1 e Estádio 2.

No tênis é muito comum grandes estruturas homenagearem grandes personalidades, dando nome à principal quadra do evento. Como exemplo temos Arthur Ashe Stadium (US Open), Philippe Chatrier (Roland Garros) e a recente Guga Kuerten no Rio Open.

Maiores vencedores

Novak Djokovic é atualmente o rei de Indian Wells com 5 títulos vencidos: 2008, 2011, 2014, 2015 e 2016. Mas este ano sua coroa pode cair já que Federer possui 4 troféus e jogará a final contra o compatriota Wawrinka. Em terceiro lugar temos empatados Rafael Nadal, Michael Chang e Jimmy Connors.

[Atualização] Roger Federer confirmou a boa fase e o favoritismo contra Stan com 6/4 e 7/5, em 1h20. Agora Federer iguala Djokovic com títulos em 2004, 2005, 2006, 2012 e 2017.

A dupla mais vitoriosa é formada Mark Knowles das Bahamas e o canadense Daniel Nestor com 4 canecos na estante - 1997, 2002, 2005 e 2006

Na chave feminina não temos nenhuma unanimidade ou tenistas que conseguiram se destacar. Das 19 vencedoras, temos 9 mulheres que conquistaram o torneio por duas vezes: Maria Sharapova, Kim Clijsters, Steffi Graf, Daniela Hantuchova, Lindsay Davenport, Mary Joe Fernandez, Victoria Azarenka, Serena Williams e Martina Navratilova.

Ainda não há nenhum caneco no território tupiniquim, porém em 2017 temos a chance com Marcelo Mello e seu parceiro polaco Lukasz Kubot, que jogarão a final contra Raven Klaasen e Rajeev Ram.

[Atualização] Infelizmente não deu para o Marcelo Mello que perdeu a final por 7-6(1) 4-6 e 8-10, em 1h46.

Pegue o guarda-chuva e divida a conta

Em 1980 ocorreu algo inusitado em Indian Wells, na época nomeado de Congoleum Classic. Começou a chover no dia das semifinais e a chuva acabou se estendendo durante dias, impedindo a realização dos jogos.

Desta forma Jimmy Connors, Brian Teacher, Peter Fleming e Gene Mayer acabaram dividindo o prêmio e ninguém ficou com o troféu de campeão.

Quadrante Galático

Em 2017 tivemos uma chave de simples histórica. Devido à volta de contusão de alguns grandes nomes e queda no rendimento de outros, em um único quadrante tivemos Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer e Juan Martin del Potro, somando 45 títulos de Grand Slam em um único quadrante. Isso sem falar nos talentosos tenistas em ascensão Nick Kyrgios e Alexander Zverev.

Com isso logo nas primeiras rodadas ocorreram confrontos que normalmente só aparecem nas fases finais dos torneios, como Djokovic x Del Potro e o clássico Federer x Nadal. Quem comprou ingresso para estes dias pagou barato para ver grandes clássicos que normalmente só são possíveis de assistir em uma semifinal ou final.

Até mesmo o nosso Thomaz Bellucci acabou caindo neste quadrante. Porém Thomaz deixou o torneio sem enfrentar nenhuma dessas lendas, sendo derrotado já na primeira rodada por Pierre-Hugues Herbert. Na simples o francês nunca faturou um título, mas nas duplas Herbert já chegou ao 2º lugar do ranking em 2016.

Estas foram algumas curiosidades e histórias da formação deste torneio que vem crescendo a cada ano e se tornando uma referência em administração do nosso esporte. Veja a história de outros eventos clicando aqui. Sabe de mais alguma informação? Comente no post.