Exercícios físicos que irão ajudar no seu jogo de tênis

Exercícios físicos que irão ajudar no seu jogo de tênis

A musculação e os treinamentos funcionais são de extrema importância na preparação física para a prática de esportes e, com o tênis, não podia ser diferente. Jogadores profissionais passam tanto tempo na academia fazendo exercícios de fortalecimento e resistência quanto nas quadras. Abaixo alguns exercícios de musculação e treinamento funcional para melhorar seu jogo.

Séries para força e equilíbrio

Nessa sugestão do Sérgio Bertoluci ao tenista profissional Guilherme Clezar, há uma boa série para trabalhar resistência, força e equilíbrio - fatores tão importantes no jogo. Essa série de exercícios também ajuda a manter o gás e o preparo físico em dia, para aguentar partidas que exijam mais fisicamente.

Rotação de tronco: forehand e backhand

Esse exercício busca estimular o abdômen e a região lombar, que são de extrema importância para a execução dos golpes de base do tênis. Por ser bem simples, pode ser executado com facilidade junto ao seu treino de musculação. Além do ganho de força, esse exercício ajuda na prevenção de lesões.

Crucifixo: forehand e backhand

Um dos mais tradicionais exercícios também faz parte da preparação do tenista. O famoso crucifixo auxilia na preparação trabalhando os músculos do braço e peito, aumento a resistência e força. Para quem quer golpes mais potentes é uma ótima pedida!

Agachamento lateral: movimentação

Para um esporte que exige tanto fisicamente, um bom jogo de pernas é primordiail para o sucesso em quadra. O agachamento lateral auxiliar no fortalecimento dos músculos das pernas, além de simular os movimentos de deslocamento lateral, tão comuns no saibro. Para iniciantes, o exercício deve ser feito sem carga, que aumenta gradativamente de acordo com seu nível.

Antes de qualquer tipo de atividade de musculação consulte seu professor, que saberá adequar o treino de acordo com seu perfil.

E vocês, além de bater uma bola, também fazem musculação? Contem para a gente nos comentários.