Dicas de alimentação para jogadores de tênis

Dicas de alimentação para jogadores de tênis

O tênis é um esporte caracterizado por exercícios de alta intensidade, velocidade e explosão, durante partidas que podem durar horas.

A longa duração dos jogos, o curto tempo de recuperação entre um game e outro, além da constante tolerância ao calor requerem ativação do sistema aeróbio para fornecimento de energia, no caso o carboidrato e a gordura são utilizados como combustíveis.

Gasto calórico

Segundo a Dra. Camila Homsi, nutricionista clínica e esportiva, durante o jogo, o gasto calórico de jogadores de tênis recreativo varia de 5 a 11 calorias por minuto em partidas simples e de 3 a 7 calorias por minuto em partidas de duplas. Já jogadores de tênis competitivo podem gastar de 6,4 a 14,4 calorias por minuto de atividade.

A nutricionista afirma ainda que tanto a dieta do tenista amador quando do competitivo deve promover um balanço dessa perda calórica, a partir do consumo adequado de calorias em refeições balanceadas que favoreça crescimento e desenvolvimento adequado, regulação metabólica, equilíbrio dos sistemas imunológico e endócrino, recuperação muscular, boa performance e saúde.

Importância da alimentação balanceada

Tendo como base esse cenário a alimentação antes, durante e após cada jogo se torna essencial para garantia de uma melhor performance.

Um bom exemplo disso é o conhecido caso do tenista Novak Djokovic, que credita seu ano mágico de 2011 à dieta na qual aboliu o glúten, rendendo até um livro chamado “Sirva para vencer - a dieta sem glúten para a excelência física e mental”.

Até essa virada em sua carreira, o tenista sérvio tinha problemas recorrentes em quadra, culminando com episódios de problemas estomacais, como durante as quartas de final do Aberto da Austrália de 2010.

Após esse episódio, o sérvio descobriu ser intolerante a glúten, seguindo uma dica do seu médico, Dr. Cetojevic, que elaborou uma dieta gluten-free para o tenista, sendo determinante para sua melhora em quadras.

O que comer antes dos jogos

É recomendável que o tenista antes de cada jogo ou período de treino intenso, escolha alimentos ricos em carboidratos, moderados em proteína e com pouca gordura, para facilitar a digestão e absorção dos nutrientes pelo organismo.

Juntamente à alimentação, uma outra recomendação é a hidratação, na qual deve ser ingerido cerca de 500ml de líquidos 2 horas antes do período de atividade. Entre as bebidas recomendadas estão: água, água de coco, sucos naturais e isotônicos.

A boa alimentação fará com que seu corpo acumule a energia necessária para a velocidade, força e resistência, melhorando seu desempenho em quadra. Evitará ainda a fadiga, fraqueza, tonturas, câimbras e dores de cabeça.

Entre as dicas de alimentos para consumir:

  • Farinha de aveia com frutas – a aveia fornece energia e a adição de frutas dá um upgrade nessa energia
  • Sanduíche de banana
  • Frutas
  • Snacks e pequenos sanduíches
  • Pão Integral com queijo branco
  • Iorgurte natural desnatado
  • Cereais Matinais ou granola com frutas e mel
  • Saladas

O que comer durante o jogo

Caso a alimentação antes da atividade tenha sido feita corretamente, priorizando a ingestão de carboidratos, não há a necessidade de reposição antes de 60 minutos do exercício. Mas caso contrário, a ingestão do carboidrato se faz necessária para evitar os sintomas como fadiga e estresse muscular.

Repositores hidroeletrolíticos e bebidas que apresentam concentração de carboidratos (maltodextrina ou bebidas que são misturas de glicose, frutose e sacarose) são boas opções, assim como géis energéticos e frutas como a banana, a qual vemos com frequência nas quadras. Açucares em pequenas quantidades também podem ser inseridos.

O que comer após o jogo

O tenista deve optar pela ingestão de carboidratos simples, como massas e pães, para reabastecimento da energia, pois são rapidamente absorvidos pelas células.

Caso tenha um jogo no mesmo dia, essa reposição é essencial a fim de garantir a manutenção de energia e evitar o desgaste físico. Uma sugestão é o consumo de pequenas quantidades de proteína, para auxiliar a recuperação celular.

Em todo caso, a visita a um nutricionista pode ajudar a estabelecer uma dieta adequada para cada tipo de organismo.

Não faça como Nick Kyrgios (veja o vídeo)

E você o que costuma a comer no período de jogos e treinos? Conta para a gente nos comentários.