Conheça 4 tipos de raquetes de tênis e de que materiais são feitas

Conheça 4 tipos de raquetes de tênis e de que materiais são feitas

Como todo esporte de alto rendimento, qualquer detalhe influencia nos resultados do atleta. Na prática do tênis, desde o tipo de quadra até o modelo e o material de uma raquete de tênis. Este instrumento, inclusive, evoluiu bastante desde sua criação e pode fazer toda diferença em uma partida.

Você sabia que existem raquetes de tênis específicas para cada idade de tenista e que elas variam de acordo com o nível e com a categoria de cada atleta? Pois bem, neste post, vamos explicar as diferenças entre os principais modelos e como o material pode influenciar em seu jogo. Confira!

Quais são os tipos mais comuns de raquetes de tênis?

1. Raquetes de alumínio

Por conta da baixa estatura das crianças, as raquetes de tênis utilizadas por elas devem ser feitas de alumínio, por causa da leveza do material, e devem ser menores, graças ao tamanho dos praticantes.

Além disso, elas devem ser bastante resistentes aos constantes impactos com o solo e mais baratas, uma vez que, nesta faixa etária, as trocas de equipamentos são frequentes por conta de mudanças de categoria e da altura/peso da criança.

2. Raquetes de alumínio/grafite

Para a molecada um pouco mais crescidinha, entre os 10 e 12 anos, e dependendo do nível de tênis, o tipo de raquete também varia. Para os iniciantes, o ideal é ainda manter as de alumínio por conta das possíveis quebras.

Já para os mais experientes de nível intermediário, raquetes feitas da mistura de alumínio e grafite são mais recomendadas.

3. Raquetes de grafite

Para crianças/adolescentes avançados no esporte e adultos iniciantes, as raquetes de grafite — ou de fibra de carbono — são as preferidas, pois são ultraleves, de diâmetro maior e com alto poder de absorção de impacto na bola. No entanto, se quebram mais facilmente em contato com o piso.

Como os modelos e formatos são inúmeros, escolha aquela que mais combina com você e com seu estilo de jogo, mas é importante não deixar de prestar a atenção no encordoamento de sua raquete.

4. Raquetes de performance

Adultos de nível intermediário e avançado e atletas profissionais preferem as raquetes de tênis de performance, ou seja, aquelas de excelente qualidade, tanto pelos materiais e processos utilizados em sua fabricação quanto pela marca de procedência de seus fabricantes.

Elas, geralmente, são feitas de grafite misturado com titânio, kevlar, tungstênio, basalto ou fibra de vidro. Essa mistura as deixa ainda mais leves, estáveis e com menos vibrações — o que colabora com uma maior precisão e potência nas rebatidas, apesar de mais caras que as demais.

Como encontrar a raquete ideal para você?

Jogar tênis tem um custo, como qualquer outro esporte. Mas o grande segredo, principalmente, para encontrar uma raquete de qualidade sem gastar muito, é procurar bastante. Muitos jogadores de nível e atletas trocam de raquete com certa frequência e isso torna muito mais fácil encontrar equipamentos seminovos em ótimo estado e por um preço muito mais acessível.

Como a depreciação desses equipamentos é muito grande, sempre é possível achar raquetes usadas de alta qualidade em lojas e, sobretudo, em sites pela internet ou em páginas redes sociais, como a Raquete Usada, no Facebook.

Agora é com você! Escolha sua raquete de tênis de acordo com seu nível e seu estilo de jogo e comece a praticar. Para outras informações e novidades no mundo do tênis, nos siga no Facebook ou na Lptennis