5 itens indispensáveis para tenistas iniciantes

5 itens indispensáveis para tenistas iniciantes

Quem está iniciando no mundo do tênis sofre um pouco para se adaptar ao jogo. Controlar a raquete, utilizar os golpes corretamente e acostumar-se à velocidade da bolinha são algumas das dificuldades de qualquer iniciante neste esporte.

Existem atitudes que todo tenista pode tomar para acelerar o processo de aprendizado sobre o tênis. Confira algumas delas abaixo.

1. Procure um professor

É comum que tenistas iniciantes criem hábitos que podem prejudicá-los (ou até criar lesões) enquanto aprendem a praticar a modalidade.

Logo, investir em um bom professor ajudará a eliminar os movimentos prejudiciais, evitar lesões e treinar, de modo mais eficiente, os pontos fracos. Além disso, trará valiosas dicas para evoluir seu jogo mais rápido em comparação com um aprendizado autodidata.

2. Tenha frequência nos treinos

A melhor forma de aprender de forma consistente é praticando. Por isso, por mais difícil que seja no começo, treinar uma ou duas vezes por semana tornará o progresso mais rápido.

3. Participe de competições

Após as primeiras aulas, é interessante já começar a participar de competições, seja em nível local, regional ou ainda maior, mas que se encaixem em seu nível de jogo. As competições trazem um novo aspecto para a prática do tênis: o aspecto mental.

Durante as aulas de tênis, é comum que os alunos se frustrem com seus erros, mas não há aquela pressão do momento de um esporte individual. No caso das competições, por mais que um jogador seja muito competente tecnicamente, ele ainda precisa saber lidar com esse desafio mental de um esporte individual e de alta precisão. Como o próprio Novak Djokovic afirma em seu livro Sirva para vencer:

“o jogo de tênis parece acontecer entre as linhas da quadra, mas na verdade acontece entre seus ouvidos”.

Portanto, é bastante comum que a desempenho em competições esteja abaixo do que foi apresentado nas aulas. Você pode procurar competições onde jogar na Lptennis.com. Existem diversos locais com diferentes tipos de rankings e torneios para jogadores em todo tipo de nível.

4. Saiba que vencer o jogo não é o objetivo

Para o tenista iniciante, muitas vezes a meta principal é conseguir vencer aquele amigo que já pratica bem o esporte, ou tentar imitar algum profissional que assistiu na TV.

Quando pensamos apenas em vencer, a técnica correta de movimentos e golpes pode acabar ficando em segundo plano, o que atrapalha a evolução de quem ainda está na curva de aprendizado. Por isso, no início, o foco deve estar na execução correta dos movimentos. Dessa forma, construirá uma base sólida, fundamental para atingir níveis de jogo mais elevados.

5. Acompanhe seu desempenho

Sem dados e referências, é difícil avaliarmos como estamos jogando ou o que é preciso melhorar para que, assim, criemos metas tangíveis durante o tempo em que praticamos.

Com a plataforma Lptennis você tem todo um histórico de sua “carreira” no tênis, incluindo diversas estatísticas sobre seu desempenho, facilitando uma análise de seu jogo e ajudando a encontrar potenciais problemas.

Todo tenista já passou ou está nesta fase do aprendizado. Para você qual está sendo a maior dificuldade? Faça seu comentário.