Conheça os diferentes estilos de jogo no tênis

Conheça os diferentes estilos de jogo no tênis

Todo tenista possui um estilo de jogo.

Existem características tanto físicas quanto psicológicas que influenciam na maneira de cada um jogar. Um jogador com uma altura avantajada pode se sentir bem à vontade com o jogo de saque-voleio, enquanto outro mais avesso ao risco pode preferir um jogo de fundo com longas trocas de bola.

Nesse post explicamos os diferentes estilos de jogo e oferecemos exemplos de atletas que se encaixam em cada um, de maneira que você possa identificar a qual grupo pertence. Confira:

Fundo de quadra

São jogadores que se posicionam mais atrás da linha de base. Procuram manter os golpes fundos e estão sempre dispostos a longas trocas de bola, chegando a se mexer lateralmente de 60 a 80% das vezes.

Entendem que 2/3 dos pontos no tênis vêm de erros (forçados ou não-forçados), o que os faz partir da premissa de que quanto mais bolas forçarem o oponente a trocar, maior a chance de ele cometer um erro. Possuir uma grande resistência e ser forte mentalmente é um pré-requisito para este estilo, pois é necessário estar disposto a permanecer em quadra o tempo que for preciso.

Normalmente são velozes e cobrem bem todos os cantos da quadra, tendo um certo gosto em desmoralizar o adversário a ponto de fazê-lo acreditar que é impossível conseguir um winner.

Exemplos de jogadores que se encaixam nesse estilo são Andy Murray, David Ferrer e nosso querido Fernando Meligênio.

Saque-voleio

O jogador de saque-voleio vai procurar a rede na primeira oportunidade, tornando imperativa uma boa técnica de voleio.

Subir com o primeiro saque é quase uma regra, sendo que algumas vezes o segundo saque também é usado de forma a conseguir uma subida a fim de finalizar a jogada.

A construção do ponto normalmente se dá com o saque, um primeiro voleio que abre bem a quadra e por fim o voleio matador. Pá pá pum!

Gostam de quadras rápidas, já que o ritmo veloz dificulta o tempo de bola para que oponente possa preparar bem o golpe e lhe aplicar uma passada.

É um estilo de jogo apreciado por muitos, pois esse jogadores trazem bastante energia e intensidade ao confronto. No entanto, a constante melhoria na tecnologia das raquetes, além da tendência atual de tornar as quadras mais lentas, têm tornado esse jogador uma espécie em extinção.

Alguns dos últimos praticantes do saque-voleio são Michael Lodra, e o ex-números um do mundo Patrick Rafter e Pete Sampras.

Quadra-toda

É o jogador que se sente confortável em todos os cantos da quadra e com todos os tipos de golpe, o que o torna perigoso devido à sua versatilidade e imprevisibilidade.

Costumam gostar de jogar de forma um pouco mais agressiva, misturando golpes de base e voleios de forma a manter o adversário tentando adivinhar qual será a próxima jogada.

Diferentemente do jogador saque-voleio, não vão de imediato à rede, mas gostam de construir o ponto de maneira que eventualmente possam avançar e dar aquele voleio decisivo.

Exemplos em atividade incluem Roger Federer e Radek Stepanek.

Fundo de quadra agressivo

É o estilo mais encontrado no circuito atualmente.

Esse jogador gosta de trocas do fundo, porém sempre mantendo pressão no adversário e tentando dominar os pontos, estando dispostos a cometer alguns erros não-forçados na tentativa de finalizar o ponto com um winner.

Como regra geral possuem um forehand poderoso, mas em alguns casos sua grande arma também pode ser seu backhand, casos como Stanislas Wawrinka e Richard Gasquet. Em contrapartida não são grandes apreciadores do jogo de rede, e com frequência o voleio é um ponto fraco em seu jogo.

Podemos encontrar esse estilo em jogadores como Djokovic, Del Potro e o nosso tri-campeão de Roland Garros Gustavo Kuerten.

E você? É aquele jogador que vai pra rede na primeira oportunidade? Ou sente mais confiança com longas trocas de bola no fundo da quadra? Conta pra gente!