Você conhece a Lptennis?

Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.


4 Formas de conseguir patrocínio para seus torneios de tênis

Quem já disputou algum torneio de tênis, mesmo que amador, sabe da importância dessas competições. Além de proporcionar uma maior competitividade entre os participantes, o campeonato promove não só os organizadores e os atletas, mas o próprio esporte. Entretanto, os custos de um evento como esse não são baratos. Portanto, um fator merece bastante atenção dos organizadores: o patrocínio.

O patrocinador é uma empresa que investe na realização do torneio em troca da exposição da sua marca. Praticamente todos os gastos do evento são pagos com o que é arrecadado com o patrocínio. Porém, como encontrar uma empresa para investir no seu campeonato? O que é preciso ser feito? Neste post, separamos algumas dicas que vão te ajudar a conseguir patrocinadores para o seu torneio. Confira!

Busque patrocinadores e apoiadores certos

As empresas sabem o quão valioso é associar a sua marca a um evento esportivo. Entretanto, a menos que o seu campeonato seja um evento tão grande quanto o torneio de Wimbledon, não espere que alguma empresa vá atrás de você para patrocinar o evento. Uma forma de conseguir que uma marca invista no seu campeonato é procurar pela empresa certa, cujo público seja o mesmo que o seu.

Busque pelo patrocinador de acordo com o tamanho do seu torneio. Caso seja uma competição a nível nacional, o patrocinador deve ser uma empresa maior — e a visibilidade para ele também. Se o seu campeonato for a nível local, procure por empresas da região para investir no evento.

Busque também por apoiadores. Diferentemente dos patrocinadores, eles trocam os seus produtos e serviços pela exposição da marca associada ao torneio. Embora não entrem com capital, a função dos apoiadores pode fazer a diferença no orçamento e na qualidade do evento.

Entre em contato com tenistas vencedores

Em geral, atletas vencedores atraem mais patrocinadores, e o mesmo ocorre com competições que tenham alguns deles reunidos. Isso não significa que você deve descartar os demais, mas é importante contar com tenistas de melhor qualidade técnica para que o seu campeonato seja mais competitivo, tornando-o mais chamativo para empresas patrocinadoras.

Da mesma forma, é importante que o seu torneio seja bem organizado e atrativo para os próprios tenistas. Eles percebem a importância de disputar um campeonato mais competitivo e de maior qualidade técnica, afinal, eles também recebem destaque. Tenha em mãos uma lista de jogadores selecionados de acordo com as proporções do seu evento (nacional, estadual ou regional).

Reserve um espaço para o patrocinador

Uma maneira de garantir parceria com uma empresa é disponibilizar um espaço de reconhecimento da própria. Durante o torneio, diversos frequentadores — sejam eles torcedores ou tenistas — estarão expostos à marca como clientes em potencial. Oferecer um stand no evento, onde o patrocinador pode divulgar a informar sobre a sua marca e distribuir brindes, é fundamental para que ele possa reforçar a sua imagem.

Criar atividades relacionadas ao patrocinador também é importante para que ele possa se envolver mais e criar empatia com o público. Considere sempre que o que for vantajoso para o seu patrocinador também pode ser vantajoso para o seu torneio.

Monte uma proposta de patrocínio

Uma boa proposta, que mostre à empresa por que ela deve investir no seu torneio, é uma forma muito eficaz de se conseguir um patrocínio. Apresente para os patrocinadores as metas e os objetivos que você pretende atingir com o seu campeonato e como você fará para alcançá-los. Mostre quais serão as vantagens tanto para você quanto para a empresa — no curto, médio e no longo prazo.

Porém, para apresentar uma proposta para a empresa, o torneio deve ser muito bem organizado. A organização no evento passa maior credibilidade e seriedade para o patrocinador que vai associar sua marca ao campeonato.

É importante ter um plano de vendas destacando os espaços destinados à publicidade e os seus valores da venda. Embora as placas de publicidade sejam o meio mais comum de divulgação do patrocinador, existem muitos outros lugares em que a marca pode aparecer.

Utilizar essas dicas não significa que você não possa utilizar outra também. Todos esses procedimentos se completam, e realizá-los pode ser um grande passo para fechar negócio com alguma empresa.

Gostou das nossas dicas para conseguir patrocínio para seus torneios de tênis? Deixe um comentário!

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!