Torneio de Wimbledon: Conheça o evento que projetou o Tênis para o mundo

Torneio de Wimbledon: Conheça o evento que projetou o Tênis para o mundo

Criado em 1877, o Torneio de Wimbledon é o mais antigo do mundo do tênis. Mesmo quase 140 anos depois, segue como a competição mais nobre do esporte da raquete e da bolinha amarela. Além de ser o mais importante dos quatro Grand Slams, a mística ao redor do Torneio de Wimbledon faz dele ainda mais especial e cobiçado pelos melhores tenistas dos planeta.

Mas, por qual motivo essa competição se tornou referência mundial? Confira abaixo.

O início do torneio de Wimbledon

A charmosa competição teve início no All England Club, um clube de críquete de alto padrão de Londres, após ser patenteada na Inglaterra. A necessidade de ampliar a sede e de melhorar suas instalações fez com que, em 1877, o Club organizasse um torneio para arrecadar fundos à instituição.

A ideia foi muito bem aceita, e 22 jogadores se inscreveram em busca do inédito troféu. Como o esporte ainda não tinha regras definidas, um conselho do próprio clube padronizou as normas do jogo às vésperas da competição, que levou 200 espectadores a uma grande final vencida por Spencer Gore.

A arrancada

O sucesso do Torneio foi tão grande que em 1884 houve o primeiro campeonato feminino, com 13 jogadoras, e a inclusão da disputa entre duplas masculinas.

Wimbledon se tornou um fenômeno esportivo que ganhou repercussão mundial, atraindo jogadores do mundo inteiro. Não tardou para, em 1905, a primeira estrangeira, a americana May Sutton, vencer a competição. Dois anos depois, foi a vez do australiano Normam Brookes acabar com a hegemonia britânica.

Church Road

A Primeira Guerra Mundial paralisou o torneio por quatro anos. Porém, já consolidado, o campeonato voltou ainda mais forte, com nomes como Suzanne Lenglen e Bill Tiden, o que obrigou o torneio a inaugurar uma nova sede, a Church Road, mais moderna e com capacidade para 14 mil espectadores.

Contudo, veio a Segunda Guerra e transformou as instalações do Club em base de apoio da defesa civil para bombeiros e ambulatórios, e a Quadra Central acabou atingida por uma bomba alemã, que destruiu parte da arquibancada.

A retomada

No fim da década 40, o tênis voltou a reinar nas quadras, que foram totalmente reformadas e melhoradas para ver o domínio americano imperar em 50, seguido pela hegemonia australiana entre 60 e 70.

Maria Esther Bueno foi a grande surpresa deste período ao tornar-se a primeira brasileira a conquistar Wimbledon em 1959, feito repetido em 1960 e 64, e mais cinco vezes nas duplas femininas.

Wimbledon é tão emblemática que a primeira transmissão ao vivo em cores feita pela BBC foi justamente durante a cobertura da competição, em 1 de julho de 1967.

Lendas do tênis

O Torneio de Wimbledon sempre foi responsável por transformar alguns tenistas em lendas. A primeira delas foi Bjorn Borg, que nos anos 80 conquistou o torneio cinco vezes consecutivas.

Martina Navratilova foi a segunda lenda, ao sagrar-se campeã do torneio por nove vezes (sendo seis seguidas). Boris Becker, com então 17 anos, foi uma conquista surpreendente, tornando-se o campeão mais novo da história.

Mas, como recordes são para serem batidos, Pete Sampras fez seu reinado nos anos 90, vencendo por incríveis sete vezes, entre 1993 e 2000, com exceção de 1996. Ao seu lado está Roger Federer, também com sete conquistas, mas com títulos intercalados.

Andy Murray também gravou seu momento marcante na história do Torneio de Wimbledon ao vencer a competição em 2013 e acabar com um jejum de 77 anos sem vitórias de um britânico nas quadras do All England Club, feito esse repetido em 2016.

Vanguarda

Além de ser o mais tradicional torneio de grama do mundo, Wimbledon sempre esteve na vanguarda do tênis. Sua tradição exige trajes de jogo totalmente brancos, sem sequer um detalhe de outra cor.

É um dos poucos torneios do mundo onde a premiação tanto para homens como para mulheres são iguais, e o teto retrátil da quadra central permite a continuação de qualquer partida sem a necessidade para paralisação.

Recomendamos a visita, quem sabe você ainda não acaba encontrando a Família Real por lá? E não se esqueça de experimentar os deliciosos cremes e os morangos ingleses. E caso queria saber mais sobre o Torneio de Wimbledon, deixe seu comentário abaixo.