Set profissional x melhor de 3 sets curtos

Set profissional x melhor de 3 sets curtos

Neste mês completamos mais de 520 chaves de torneios gerenciadas na Lptennis.com. Analisando alguns dados sobre estes torneios e os agendamentos dos jogos, constatamos que em torneios de final de semana é comum a utilização do “set profissional”. Este formato de jogo tem duas grandes vantagens: otimiza o tempo de ocupação de quadra e não sobrecarrega fisicamente os jogadores.

Hoje durante nosso almoço, conversamos bastante sobre este assunto e gostaríamos que você compartilhasse conosco sua opinião.

Muitos jogadores com os quais conversamos no dia a dia, não gostam e sofrem para se adaptar à estrutura dos jogos de set único, e acham que esse formato dificulta muito a recuperação de um início de jogo ruim. A pergunta que deixamos para reflexão é:

Não seria mais interessante optar por modelos que mantenham uma estrutura mais fidedigna a um jogo de tênis, com a disputa de melhor de 3 sets - mesmo que mais curtos - do que criar torneios com jogos de set profissional?

Na nossa visão, abrir um pouco mais a disponibilidade de horário em suas quadras para a realização dos torneios talvez gere mais interesse e engajamento dos atletas na competição. Com base nessa ideia, desenvolvemos um raciocínio rápido que mostra que é possível montar um torneio mais interessante aos jogadores, com praticamente o mesmo tempo de um set profissional.

Entenda nosso raciocínio

Jogo de melhor de 3 sets:
Partimos do pressuposto que um jogo normal em melhor de 3 sets, que seja 7-6 / 6-7 / 7-6 e duração aproximadamente de 1 hora por set, na somatória teríamos então:

  • 39 games no total
  • 180 minutos de jogo (3 horas)
  • 180/39 = 4,60 (4min e 36seg) aproximadamente 5 minutos por game.

Jogo de 1 set profissional:
Se pegarmos um torneio com set profissional com resultado limite de 9-8, teríamos a seguinte situação:

  • 17 games jogados
  • Média de 5 minutos por game
  • 17x5 = 85 minutos ou 1h25min de jogo

Jogo de melhor de 3 sets com games reduzidos:
Se utilizarmos um formato de jogos de 2 sets + super-tiebreak, cada set em melhor de 7 games, com resultado limite em 4-3/3-4/10-8, teríamos a seguinte situação:

  • 17 games jogados (considerando que o super-tiebreak com tempo médio de 3 games)
  • Média de 5 minutos por game
  • 17x5 = 85 minutos ou 1h25min de jogo, mesma quantidade de tempo do set profissional

É obvio que estes valores são apenas para termos uma base de comparação pois muitas variáveis não foram levadas em consideração, como: nível dos jogadores, quantidade de pegadores, estilo de jogo dos atletas, etc.

Nossa opinião

Para criar torneios que não possam acontecer em sets completos por causa da menor disponibilidade de tempo, a melhor opção seria manter a estrutura convencional de um jogo de tênis, ou seja, que o atleta tenha que vencer pelo menos 2 sets para ganhar a partida.

Utilizando o formato de melhor de 3 sets (sendo o último super-tiebreak) com melhor de 7 games em cada set, é provável que o tempo de utilização de quadra aumente um pouco - em comparação com o set profissional -, devido ao intervalo entre os sets e o maior número de tiebreakes jogados, mas em contrapartida pode ser um modelo mais prazeroso aos participantes.

De qualquer forma, isso vai muito de encontro ao que os jogadores estão acostumados, então é sempre importante você realizar testes e perguntar aos atletas qual é o modelo de preferência deles.

Como você organiza seu torneio? Qual a sua opinião sobre o assunto? Deixe seu comentário pra gente!