8 Curiosidades sobre o jogo de tênis

Curiosidades Sep 09, 2016

A origem do jogo de tênis é cercada de curiosidade e remonta ao Século XII, quando os franceses inventaram o jeu de paumme, ou jogo de palma, que consistia em rebater uma espécie de bolinha contra uma parede ou para uma outra pessoa com a palma da mão nua. No Século XVI, uma tábua de madeira com cabo e cordas trançadas, uma invenção italiana, deu origem à raquete. O esporte popularizou-se na França e foi batizado de Tenez, algo semelhante a ‘segure’ e ‘receba’.

Mas, foi na Inglaterra, no Século XIX, que o jogo de tênis recebeu o formato atual e parou de ser praticado contra um muro, passando a ser jogado em um retângulo dividido por uma corda, com até seis pessoas de cada lado.

Quer saber mais algumas curiosidades sobre o jogo de tênis? Então continue lendo nosso post!

1. Torneio mais antigo

Como o formato do jogo de tênis atual foi estabelecido na Inglaterra, o torneio mais antigo do mundo neste padrão foi o de Wimbledon, realizado pela primeira vez em Londres em 1877, com 22 participantes.

2. Primeira competição entre países

O primeiro torneio internacional de tênis ocorreu em 1900. Cansado de duelar contra amigos e adversários de seu próprio país, o americano Dwight Fille Davis organizou um torneio e convidou três tenistas ingleses para a disputa. Assim, foi disputado o primeiro campeonato entre países que se tem registro, com vitória de 3×0 para os EUA.

Essa disputa tornou-se tão emblemática que levou o nome de seu criador. Hoje, o Grupo Mundial da Copa Davis — a divisão principal — é disputada por 16 países. Os demais países participam do Grupo de Acesso, divididos em zonas continentais.

3. Os torneios mais importantes

O Torneio de Wimbledom — na grama — ao lado do Aberto da Austrália, US Open — ambos de piso duro, como concreto ou asfalto — e o Torneio de Rolland-Garros — em saibro — formam o Grand Slam do tênis mundial, o conjunto de eventos mais importantes e de maior prestígio da modalidade profissional, com maior tradição, prêmios e número de pontos para o ranking mundial.

4. Curiosidades dos maiores vencedores

O suíço Roger Federer é o maior vencedor de títulos de torneios de Grand Slams de todos os tempos entre os homens, com 18 conquistas [ainda está aumentando].

Porém, o recorde de títulos em torneios de simples ainda pertence ao americano Jimmy Connors, que tem 109 títulos contra 89 de Federer. Connors também é o tenista com o maior número de partidas ganhas na história: 1531.

5. Saque mais rápido

O saque mais rápido do mundo já registrado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) foi dado em 2012 pelo australiano Samuel Groth, com incríveis 263 km/h, durante o torneio de Busan, na Coréia do Sul. Na mesma partida, o tenista encaixou mais dois potentes saques de 253 km/h e de 255 km/h.

Entre as mulheres, este feito pertence à alemã Sabine Lisicki que sacou a uma velocidade de 211 km/h, em 2014, durante o Torneio de Stanford, nos Estados Unidos.

6. Jogo de tênis mais longo

A partida mais longa da história do tênis ocorreu em 2010, em Wimbledon. Em três dias, John Isner (EUA) e Nicolas Mahut (FRA) duelaram por mais de 11 horas em um jogo que terminou no dia 24 de Junho, com de 980 pontos em 183 games, e vitória do americano.

7. Jogo de tênis mais curto

O jogo mais rápido da história do tênis aconteceu em 2014, durante o Master 1000 de Miami, quando o finlandês Jarkko Nieminen venceu o australiano Bernard Tomic por incríveis 6-0 e 6-1 em apenas 28 minutos de partida.

8. Gemido mais alto

Os gemidos e gritos ao sacar ou rebater uma bola são comuns no tênis. Mas algumas tenistas extrapolam no barulho. O maior exemplo disso é a tenista russa Maria Sharapova que emite sons de até 100 decibéis — equivalente ao barulho de um pequeno avião pousando.

O tênis é um dos esportes mais completos de todos os tempos e também um dos mais fantásticos e competitivos. Há muita curiosidade em torno do jogo de tênis e da modalidade em si. Caso queira saber mais, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!

Tags

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.