Você sabe como são feitas as bolas de tênis?

Você sabe como são feitas as bolas de tênis?

Seguidas atentamente pelos olhos dos espectadores e com seu barulho característico, elas fazem a alegria dos amantes do esporte. Para acertá-las, vemos os atletas realizando suas jogadas geniais.

Sim, hoje o destaque é para elas, as bolas de tênis! Você sabe como elas são feitas? Descubra agora qual é o processo para confeccioná-las e também algumas curiosidades que separamos para você. Vamos lá?

Material

A matéria prima presente em maior quantidade nas bolas de tênis é a borracha. Ela é prensada a ferro para ficar no formato de uma concha. Os outros materiais utilizados são lã artificial (nylon) e lã natural. A quantidade de cada material utilizado, seu tipo e qualidade definem a durabilidade e resistência da bolinha, afetando seu preço e o ritmo de jogo.

Atualmente, grande parte da borracha vem da Malásia, e o mais curioso é que esse país iniciou o cultivo da seringueira por meio de sementes contrabandeadas da nossa Amazônia!

Processo inusitado

Você já deve ter reparado que as bolas de tênis não possuem orifício para serem preenchidas com ar. Então, como os fabricantes conseguem enchê-las?

O processo é bem interessante: uma pastilha de nitrogênio é colocada no meio de duas conchas de borracha. A seguir, essas partes são unidas com uma cola especial. Na etapa seguinte, esse conjunto é colocado em uma prensa a 200°C, e ocorre o processo de vulcanização. O calor faz a pastilha de nitrogênio explodir — isso mesmo! — e o gás liberado enche a bolinha!

Revestimento

A partir daí, a parte externa da bola de tênis é revestida com feltro, que é a mistura de lã artificial (nylon) e lã natural. Esse tecido, que dá a textura aveludada à bolinha é reunido a uma massinha branca e, por meio de um novo processo de vulcanização, ele é colado à bola.

Embalagem

Já observou que as bolinhas de tênis são vendidas em tubos plásticos? O que talvez você não saiba é que eles são selados a vácuo, para evitar que a bolinha perca a pressão.

Tipos de bolas de tênis

Atualmente, além das bolinhas que servem para todos os pisos, os fabricantes produzem bolas específicas para cada tipo de quadra:

Bolas para quadra dura ou rápida

Utilizam mais lã natural, pois esse material deixa a bola mais lenta por provocar maior atrito.

Bolas para quadra lenta ou saibro

Possuem maior quantidade de lã artificial. Mais liso, esse tipo de lã provoca menos atrito, deixando o jogo um pouco mais ágil.

Curiosidades

Após utilizadas por um curto período, surgem deformações na superfície da bolinha, as quais prejudicam o jogo. Por isso, uma bolinha é usada por no máximo 9 games em torneios profissionais. A seguir, ela é substituída por uma nova!

As bolinhas das principais marcas vendidas no mundo são realmente um produto internacional. São fabricadas nas Filipinas, utilizando borracha da Malásia, feltro dos Estados Unidos e Inglaterra e lã da Nova Zelândia. Haja globalização!

As bolinhas de tênis são exatamente iguais, mas possuem numeração diferente para não serem misturadas com as bolinhas de outro jogador ou de um outro jogo que esta acontecendo ao mesmo tempo na quadra do lado. Assim, se eu uso bolinhas 1 e o oponente bolas 2, ao final do jogo saberemos exatamente quais pertencem a quem.

Existe uma versão soft da bolinha de tênis, feita de espuma e indicada para crianças.

Depois de abrir o tubo, as bolas inevitavelmente perderão a pressão e, portanto, devem ser utilizadas. Não adianta guardá-las por muito tempo depois disso, pois é impossível conservá-las com pressão depois da abertura da embalagem.

Veja na prática

O Bate Bola, programa do Tênis Brasil, tem um video muito interessante sobre o processo de confecção das bolas de tênis. Clique e veja!

Gostou do nosso post? Ficou surpreso ao saber como são fabricadas as bolas de tênis? São muitas as curiosidades sobre elas!