Tênis porcentagem e bissetriz

Tênis porcentagem e bissetriz

Em uma partida de tênis, existem 5 principais situações de jogo: saque, recepção, jogo de fundo, rede e adversário na rede.

Para cada uma delas há determinadas jogadas que possuem uma maior probabilidade de acerto do que outras. O tenista que entende as vantagens de colocar a bola em quadra e joga de acordo com essas probabilidades pratica o chamado tênis porcentagem.

Para praticar o tênis porcentagem em cada uma dessas situações, existem algumas orientações a serem seguidas, e abaixo citamos algumas delas para um maior entendimento.

1. Saque

Saque seguro - Quando for sacar, coloque o primeiro saque em quadra, mesmo que isso signifique tirar um pouco de força do mesmo. Tente colocar mais o saque do que ir atrás do ace, especialmente nos pontos críticos.

2. Recepção

Devolução no meio da quadra - Procure devolver o primeiro saque do adversário no meio da quadra. Assim, além de diminuir sua margem de erro, você também evita dar um bom ângulo para o sacador na bola seguinte.

3. Jogo de fundo

Cruzadas - Em ralis, bata a maioria das bolas na cruzada. Assim voce terá a parte mais baixa da rede como obstáculo, terá uma maior margem de erro (já que na diagonal você tem a maior dimensão da quadra) e evita dar para seu oponente um bom ângulo para um winner.

Altura segura - Em golpes de base, faça com que a bola passe com uma boa altura da rede. Tente não se empolgar depois de assistir a uma partida do Del Potro e querer dar aquele “tiro” rasante na primeira bola que vier na sua direita. Busque uma bola com um pouco mais de altura para evitar acertar a rede a dar um ponto de graça para o adversário.

4. Rede

Voleio de preparação - Quando estiver voleando, tenha em mente bater dois voleios para vencer o ponto. O primeiro voleio deve preparar o segundo. Bata-o de uma maneira segura, e no segundo você mata o ponto.

Approach na paralela – Ao ir para o approach na paralela, além de minimizar os ângulos de passada que seu oponente pode explorar, você consegue cobrir esses ângulos de maneira mais rápida, já que para fechar esses espaços na cruzada seria necessário correr por uma dimensão maior da quadra.

5. Adversário na rede

Lob - Quando estiver em uma situação sem saída, aplique um lob! Evite tentar aquele winner milagroso, que pode fazer você parecer o Federer quando acerta mas que resulta em muitos erros. Para se motivar a dar um lob, é só aprender um pouco com o mestre deste tipo de jogada Andy Murray.

Faça seu oponente volear – Como alternativa ao item acima, quando seu adversário subir para a rede, ao invés de tentar aquela passada a lá Rafael Nadal já de cara, faça-o volear uma vez antes. Procure abaixar a bola para dificultar o primeiro voleio, e só então busque a passada matadora.

O jogo de tênis é vencido na maioria das vezes pelo jogador que comete o menor número de erros.

Entender então como minimizar esses erros e obrigar seu adversário a jogar é fundamental para se tornar um vencedor consistente.

Para saber mais: Bissetriz

Bissetriz do ângulo aplicada ao tênis

No tênis, saber explorar bem os ângulos é fundamental. Além da importância de cobrir espaços mais vulneráveis, entender os fundamentos de posicionamento ajuda com que você corra menos.

E é nisso que entra o conceito da bissetriz. A idéia é simples: a bissetriz sinaliza onde o recebedor deve estar quando o oponente bater na bola. Esse conceito defende que o local mais adequado é na bissetriz do ângulo formado entre as possíveis trajetórias da bola. Se posicionando nessa reta, conforme linha amarela da imagem acima, você evita dar um ângulo fácil para seu oponente aplicar um winner ou uma passada, além de evitar correr desnecessariamente.

Agora aprenda com os professores! Veja o vídeo abaixo e repare como Roger Federer e Novak Djokovic sempre buscam a bissetriz durante o ponto.

E você? Já conhecia o tênis porcentagem? E o que achou da idéia da bissetriz? Comenta aí embaixo!