Tênis na gravidez

Tênis na gravidez

No final do mês de abril a internet “quebrou” com o anúncio da gravidez da tenista norte-americana Serena Willians, maior vencedora de Grand Slams, e que venceu seu último, em janeiro, na Austrália, grávida de dois meses.

Devido à gravidez, Serena só voltará a competir em 2018. Com essa notícia volta à tona a discussão da prática de atividades físicas, no caso o tênis, durante o período de gestação. Afinal, as mulheres podem continuar sua rotina nas quadras durante esse período? A resposta, em grande parte dos casos é sim, porém com algumas ressalvas.

No caso de tenistas profissionais, observa-se que todas interrompem suas carreiras durante a gravidez e isso se dá pelo fato de sempre desafiarem os limites do corpo, seja em treinos ou em competições, precisando despender de toda energia e isso para o bebê pode trazer uma série de riscos.

Com a orientação médica adequada, que detalhará o planejamento da atividade física, respeitando a individualidade e a condição de cada gestante, para as tenistas amadoras, a prática pode continuar normalmente com alguns ajustes, como diminuir a intensidade do jogo e o ritmo da corrida, além de procurar evitar agachar muito ou fazer movimentos bruscos. Partidas de duplas e treinamentos com professor podem também reduzir a carga de exercícios sendo, também, mais aconselháveis.

Buscar realizar a atividade em horários com temperaturas mais amenas e com menor umidade, priorizando a utilização de roupas leves e sempre mantendo uma boa hidratação, ingerindo o máximo de líquidos possíveis, completam as sugestões.

Manter a prática do esporte favorito vai ajudar as futuras mamães a manterem a forma física, se divertirem e aproveitar uma sensação única de bem-estar, além de garantir uma ótima recuperação no pós-parto.

Tênis é sinônimo de saúde e diversão e pode estar presente em todos os momentos, inclusive em um tão especial quanto à gravidez.

Veja a Serena Williams batendo uma bola na última semana onde já estava com 7 meses de gestação.

Saiba mais: O blog Tennis Report também já escreveu sobre o assunto em 2014. Existem alguns dados estatísticos e lista de tenistas profissionais que jogaram durante um periodo da sua gravidez. Veja o post neste link