Saiba como conservar o seu equipamento de tênis

Quem possui equipamento de tênis sabe que é preciso ter um cuidado impecável com seus itens. Seja por apego emocional, seja por possuírem um valor considerável, seja por sua fragilidade ou por cuidado, é preciso que você zele pela boa conservação do seu equipamento.

Se você não sabe como fazer isso, confira como manter seu material de tênis bem cuidado e garantindo que possa durar o máximo de tempo possível.

Cuidados com a raquete

A raquete é um dos itens de quem joga tênis que deve ser armazenado com maior cuidado, por ser mais frágil que os demais. Sem contar que, devido ao seu material, é preciso cautela para não usar produtos que estraguem a raquete.

Para limpá-la use apenas pano úmido. Não utilize qualquer outro material, pois pode acabar corroendo o seu equipamento.

Muitas pessoas possuem o hábito de deixarem a raquete no porta-malas do carro para poder levá-la para diversos lugares e não estar despreparado quando surgir a oportunidade de praticar um pouco. Porém, no verão, isso pode ser extremamente prejudicial para este item do seu equipamento de tênis. O aumento de temperatura provocado pela exposição do carro ao sol pode entortar e até mesmo quebrar a sua raquete.

Expor sua raquete a choques térmicos também pode prejudicar o seu encordoamento: evite deixá-la em locais com variações de temperatura, pois isso pode fazer com que se altere a tensão das cordas.

Caso algum encordoamento estoure durante a prática, não hesite em trocá-lo o quanto antes ou então cortar a corda imediatamente. Isso porque o equipamento é projetado para que suporte determinada tensão e isso se modifica quando um encordoamento se rompe. Por isso, não fique esperando e insistindo em jogar, ou você poderá danificar seriamente a sua raquete.

Sempre use uma boa raqueteira para transportar seu equipamento, pois dessa forma poderá evitar quebras, arranhões e torções por impacto que podem estragar a sua raquete precocemente.

Cuidados com a bola de tênis

Não são só as raquetes que merecem cuidado. As bolas usadas durante os treinos também precisam de boa conservação.

Elas não devem ser deixadas soltas no carro. Também evite de guardá-las em um ambiente úmido, pois a umidade pode estragar o material do equipamento, além de modificar a pressão das bolas — o que pode prejudicar seus treinos.

Se possível, é sempre ideal que você utilize pressurizadores específicos para bolas de tênis a fim de evitar problemas com despressurização.

Cuidados com demais acessórios

Os demais equipamentos, como overgrips e cushiongrips, também devem ser bem conservados para evitar problemas. Normalmente, é possível usar as próprias embalagens para isto.

Caso você use calçado específico, também é importante mantê-los limpos e, sempre depois que usá-los, deixá-los em um local arejado para que possa eliminar o suor. Caso contrário, além de mal cheiro, podem aparecer deformidades causadas pela umidade retida no calçado.

Vale lembrar que o cushiongrip deve ser trocado pelo menos uma vez ao ano, já que com o uso ele acaba perdendo volume.

Ficou alguma dúvida sobre como conservar seu equipamento de tênis? Conte para nós nos comentários. E aproveite para conhecer nossa plataforma, onde poderá encontrar outros apaixonados pelo esporte e viver o tênis de uma nova maneira!

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


É uma plataforma onde é possível criar e gerenciar rankings, torneios, barragens, aulas, clínicas, metodologia, locações, agenda de quadras e finanças.

Os jogadores interagem com os gestores a partir de uma rede social exclusiva para o tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!