Você conhece a Lptennis?

Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.


Rod Laver - O Foguete Australiano

Você conhece Rod Laver?

Muita gente já ouviu falar sobre essa lenda do tênis, considerado um dos grandes do nosso esporte, mas seus conhecimentos não passam muito além de seu nome e origem.

Com o intuito de proporcionar um maior entendimento sobre a história do nosso esporte para nossos leitores, separamos alguns dos principais fatos sobre a vida e a carreira deste ícone. Aproveite!

Vida Pessoal

Rod Laver nasceu em 9 de agosto de 1938, na cidade de Rockhampton, Austrália. Foi o terceiro de quatro filhos de um pecuarista e açougueiro. Casou-se em 1966 aos 27 anos, e ao término da cerimônia, diversos tenistas presentes posicionaram-se fora da igreja levantando raquetes de tênis, de modo a formar um arco sob o qual recém-casados pudessem passar.

O Tenista

Rodney George “Rod” Laver é considerado por muitos um dos maiores tenistas da história do tênis. Foi número 1 do ranking profissional entre 1964 e 1970, sendo os primeiros 4 anos deste período antes da era aberta e o restante após o seu início.

Venceu seu primeiro Grand Slam no Australian Open de 1960, derrotando Nealer Fraser na final pelo placar de 5-7, 3-6, 6-3, 8-6, 8-6.

Em dezembro de 1962, já tendo vencido outros 5 slams, se profissionalizou após de vencer a Copa Davis com o time australiano, e a partir de então foi impedido de competir nos torneios mais importantes do calendário, já que na época só era permitida a participação de jogadores amadores, que não podiam receber dinheiro para jogar.

Voltou a jogar os quatro mais presitigiados torneios do circuito apenas em 1968, após o início da Era Aberta, conquistando mais 6 títulos e totalizando em 11 suas conquistas em torneios deste calibre.

Também apelidado de “The Rockhampton Rocket” (o Foguete de Rockhamption, em referência à sua cidade natal), Laver detém diversos recordes do tênis mundial, entre eles:

  • maior número de títulos de simples, com 200 conquistas
  • maior número de títulos de simples em uma mesma temporada, com 22 conquistas no ano de 1962
  • 7 anos consecutivos atingindo pelo menos 10 títulos por temproada
  • é o único a ter fechado o Grand Slam em uma mesma temporada por duas vezes, em 1962 e 1969.

Rod Laver aposentou-se em 1978, tendo conquistado mais de 1,5 milhões de dólares em premiações, uma quantia até então ainda não alcançada no mundo do tênis.

A Arena

A quadra central do Australian open foi inaugurada em 1988, e inicialmente foi dado o nome de National Tennis Centre at Flinders Park. Apenas em 2000 foi renomeada para Rod Laver Arena, em homenagem ao tri-campeão do torneio.

Possui capacidade para aproximadamente 15 mil pessoas, e além do famoso evento de que faz parte, também já recebeu apresentações de diversos artistas de renome, tais como U2, Rolling Stones, Pavarotti e muitos outros.

Aparição Recente

No dia 8 de janeiro de 2014 o tênis presenciou um momento histórico, quando Roger Federer e Rod Laver, com então 75 anos, realizaram um bate-bola de aproximadamente 2 minutos, antes de uma partida beneficente do suíço contra Tsonga. Confira no vídeo abaixo:

Gostou de saber mais sobre esse ícone do tênis? Tem interesse em saber mais sobre algum outro jogador que marcou o esporte? É só comentar abaixo!

Rafael Fachin Soares

Sócio da Lptennis. Atua há 11 anos no mercado desenvolvendo sistemas críticos e de alta disponibilidade no Brasil e EUA. Ainda em busca de sua primeira sequência de duas vitórias.

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com/rafael

Você conhece a Lptennis.com?


Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!