Quem foi o primeiro jogador de tênis?

O tênis é um esporte que consegue conquistar pessoas ao redor do mundo. É difícil não se deixar levar pelo esporte que tem uma elegância nos movimentos e um ritmo de jogo cativante. Mas você sabia que todas essas características estão relacionadas ao primeiro jogador de tênis da história?

É verdade! Muito do que vemos hoje é fruto de um esporte que se popularizou entre a realeza francesa. Desde então, o esporte sofreu inúmeras modificações com o passar dos anos, e atualmente é muito mais acessível para pessoas de qualquer idade e classe social.

Contudo, não podemos deixar de prestar a nossa pequena homenagem ao rei que conseguiu transformar um esporte em uma verdadeira sensação mundial. Ficou interessado? Então continue a leitura deste post!

Tênis, mas sem raquete

A origem do esporte aconteceu no século XII, em especial na França, e para a surpresa de muitas pessoas, ele era jogado sem raquete!

Naquela época, o esporte era jogado com as mãos, e somente após alguns anos de prática frequente é que luvas foram adotadas. O jogo era conhecido como “Jeu de Paume”, que em uma tradução literal significa: “jogo de palmas”.

O rei Luís X foi um jogador habilidoso e muito entusiasmado com o esporte. Inclusive, as primeiras quadras indoor foram construídas durante o seu reino. Alguns anos mais tarde, seu sucessor, Luís XII, adicionou algumas regras ao jogo preferido da realeza francesa.

Muito do que temos hoje em dia no esporte é em função desses dois reis que muito fizeram pelo esporte. O rei Luís X é considerado por muitos como primeiro jogador de tênis da história — mesmo sem utilizar as raquetes!

As raquetes entram no jogo

Somente a partir do século XVI que as raquetes entraram nas quadras. E também foi só a partir da adoção das raquetes é que o esporte passou a ser chamado de tênis.

O motivo para o nome? Na época os franceses ao sacar gritavam para os seus adversários a palavra “Tenez”, que significa em uma tradução livre algo como “receba”. Com a repetição frequente desse termo, o esporte passou a ser identificado pela palavra que acabou se tornando predileta entre os atletas da modalidade.

Do século XVI em diante, o tênis estava se tornando popular em várias outras regiões da Europa. Uma dessas regiões era a região britânica, que também era entusiasmada com o esporte e também teve como um dos seus principais atletas um rei: o rei Henrique VIII.

Do primeiro jogador de tênis ao esporte que conhecemos hoje

Com o passar dos anos e com a adoção frequente do esporte pela realeza dos mais variados países, era esperado que o jogo sofresse várias alterações para se adequar às localidades em que era praticado.

Foi somente no século XIX na Grã-Bretanha que o esporte ganhou a “cara” que conhecemos hoje. As raquetes já estavam sendo utilizadas há décadas, o esporte era praticado em quadras e finalmente as redes já estavam se tornando norma no jogo de mais alta classe.

Contudo, para finalizar a “transformação” para a era moderna, era necessário que o esporte fosse consolidado com regras fixas para todas as localidades. E isso aconteceu após o major do exército britânico — Walter Wingfield — escrever um dos livros de maior importância em toda a história do tênis: o Sphairistikè.

O Sphairistikè é um termo grego que significa “bater bola”. É nesse livro que boa parte das regras do jogo se encontra. A popularização desse material conseguiu transformar o esporte no que conhecemos atualmente.

Algumas pessoas acreditam que Walter Wingfield foi o “inventor” do esporte, mas sem sombra de dúvidas, nós devemos a “popularização” do esporte ao rei Luís X, que já estava séculos antes criando as bases para o que temos hoje.

Gostou de saber um pouco mais sobre o primeiro jogador de tênis? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


É uma plataforma onde é possível criar e gerenciar rankings, torneios, barragens, aulas, clínicas, metodologia, locações, agenda de quadras e finanças.

Os jogadores interagem com os gestores a partir de uma rede social exclusiva para o tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!