Os Projetos Sociais no tênis

Os Projetos Sociais no tênis

Os esportes são reconhecidos meios para inclusão social e formação do cidadão. Estão presentes nas grades curriculares e em diversos projetos sociais, que utilizam o esporte como principal ferramenta para formação de crianças e jovens por meio de ações junto às comunidades carentes.

No tênis temos diversos exemplos de projetos sociais e alguns deles encabeçados por grandes nomes do esporte como: Rafael Nadal, Roger Federer, Andre Agassi, Novak Djokovic e Gustavo Kuerten, que buscam ajudar crianças e jovens por meio de seus institutos.

No Brasil, alguns projetos foram desenvolvidos para auxiliar o desenvolvimento de crianças e jovens, ensinando a prática do tênis e alguns de seus princípios como disciplina e concentração. Veja alguns deles:

Wimbelemdom


É um projeto que, por meio do ensino do tênis e da realização de atividades extra-escolares, desenvolve habilidades e atitudes em crianças em situação de risco, buscando facilitar seu processo de integração social.
Radicado no bairro de Belém Novo, no sul da cidade de Porto Alegre, o projeto atende 105 crianças e jovens de 06 a 18 anos e tem perspectiva de aumentar esse número para 150 beneficiários.

Seus idealizadores acreditam que como qualquer esporte individual, sobretudo o Tênis, a criança possa descobrir formas de superar obstáculos e vencer o jogo, desenvolvendo habilidades e atitudes positivas que as permitam, no futuro, participar ativamente da sociedade brasileira.

Conheça mais em www.wimbelemdom.com.br

Bola dentro


imagem retirada do site tennisreport.com.br

O Bola Dentro oferece aulas de tênis gratuitas para mais de 120 crianças de comunidades carentes nas quadras do Parque Villa-Lobos. Mais que atividade física, o projeto é uma oportunidade de inserção social, convivência e representa, para essas crianças, uma chance de mudar de vida. Além de transmitir valores, cidadania e aumentar autoestima. Tudo isso sem deixar de acompanhar o rendimento escolar dos participantes.

Veja uma matéria sobre o projeto:

http://sportv.globo.com/olimpiadas/videos/v/projeto-bola-dentro-cria-oportunidades-para-jogadores-e-profissionais-do-tenis/4528209/

Veja também a reportagem especial de 11 anos do projeto feito pelo site Tennis Report clicando aqui.

Confira o vídeo que o site do TenisBrasil fez sobre o Bola dentro no ano passado:

Projeto Instituto Tênis

O Instituto Tênis tem dois focos principais. O primeiro é a formação de atletas de alto rendimento. Desde janeiro, está localizado no Sportville, espaço criado pelo técnico de vôlei José Roberto Guimarães para a seleção feminina de vôlei em Barueri (SP). Atletas dos 6 aos 23 anos são atendidos por uma equipe técnica com 18 profissionais, de preparadores físicos a psicólogos. A entidade investe R$ 17 mil por mês em cada atleta, o que dá cerca de R$ 200 mil por ano.

O outro pilar é o projeto de massificação. Por meio de convênios com as prefeituras ou com escolas de iniciação esportiva, o instituto mantém seis núcleos no interior de São Paulo, Vila Velha (ES) e Brasília (DF). O objetivo é caçar talentos. Em Santana de Parnaíba, por exemplo, o convênio com a secretaria de Esportes inseriu o tênis na grade das aulas de educação física.

Essa capilaridade ajuda as 15 mil crianças que já passaram pelo projeto em três anos. Nesses locais, as aulas nem sempre são dadas em quadras de tênis, mas nas poliesportivas, de futebol de salão e vôlei. Os profissionais do instituto levam redes, raquetes e bolinhas. O talento descoberto vai para Barueri.

Tênis para todos

A ONG Tênis Para Todos, sediada em Belo Horizonte é considerada referência no Brasil no desenvolvimento do Tênis em Cadeira de Rodas e na preparação de atletas para competições. Única no Brasil credenciada pela International Tennis Federation (ITF) para organização de 04 torneios internacionais, sendo a maior realizadora de torneios oficiais de Tênis em Cadeira de Rodas na América do Sul.

A ONG objetiva a inclusão e progressão social e o exercício da cidadania através do esporte, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Conheça mais em: www.tenisparatodos.com.br

Projeto Tênis na Lagoa

O Projeto Tênis na Lagoa é uma iniciativa particular que atua em comunidades carentes no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da pratica do esporte com metodologia orientada por princípios como, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral e autonomia.

São atendidas atualmente, com aulas ministradas somente por Alexandre Borges, 180 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.

Aqueles que se destacam no Projeto fazem parte de uma equipe de competição que viaja por todo o país.

Conheça mais em: www.projetotenisnalagoa.com.br

E você conhece algum projeto que atende sua região? Conte para a gente nos comentários