Livros que todo amante do tênis deveria ler

Livros que todo amante do tênis deveria ler

Quem ama o tênis quer conhecer mais sobre o esporte. Seja aprender mais sobre os aspectos sobre o jogo – como os aspectos táticos, estratégicos, físicos e mentais – ou sobre assuntos extra quadra em relação a seu ídolo e sua história de vida.

O post de hoje tratará de livros que os amantes do esporte deveriam ler para conhecer mais sobre o tênis. Confira alguns ótimos livros para aumentar seu conhecimento do mundo do tênis!

Agassi – Autobiografia

Provavelmente a autobiografia mais famosa dos últimos tempos, muito em função da honestidade do americano ex-número 1 do mundo, Andre Agassi.

Nela, Agassi conta dos treinos exaustivos de sua infância, da relação conturbada com o pai, das sensações de vencer os títulos de Grand Slam, de seus embates com Pete Sampras e de como não gostava... de tênis!

Pete Sampras: Mente de campeão

Pete Sampras levou o estilo de jogo do saque-e-voleio ao seu máximo.

Em sua autobiografia, Sampras conta sua história tenística. Fala de sua transição do bakchand de duas mãos para o backhand de uma mão e de suas lutas, principalmente quando seu técnico Tim Gullikson foi diagnosticado com câncer cerebral.

Federer – Chris Bowers

Talvez menos conhecida que a biografia de René Stauffer sobre o suíço (Uma Biografia de Roger Federer – também vale a leitura), essa é uma biografia “não autorizada”.

Lançada em 2015, o autor deixa claro que seu objetivo é escrever sobre a história de Federer. Essa biografia é um pouco mais detalhada sobre a vida do suíço nas quadras como um juvenil e também logo quando se tornou profissional, além de suas várias aparições na Copa Davis no início da carreira.

Rafa: Minha História

A biografia de Rafael Nadal foi lançada em 2011 e conta sua história até o título do US Open de 2010. É questionável a qualidade de uma biografia sobre um atleta que, na época, completaria 25 anos em junho de 2011.

Porém, estamos falando de Rafael Nadal. A biografia trata de seus ótimos resultados quando ainda muito jovem, da relação com o tio e treinador Toni, da influência que a família tem em sua vida, dos sucessivos problemas nos joelhos até as glórias de conquistar os 4 Grand Slams.

A biografia de Novak Djokovic

A vida de Novak Djokovic é uma verdadeira saga e um exemplo inspirador para praticantes e amantes de esportes em geral e do tênis, de todas as idades.

Nascido e criado na Sérvia, país que em anos recentes esteve envolvido em guerras, Djoko, como é carinhosamente chamado pelos fãs, possui uma trajetória de superação de obstáculos, extrema força de vontade e resiliência. Pela primeira vez, os bastidores da carreira e vida particular desse ídolo são revelados.

Guga: Um brasileiro

A biografia de Guga conta resumidamente a história de sua vida. Mostra os sacrifícios que sua família fizera para manter vivo o sonho de ser tenista profissional. Mostra, também, a relação próxima que Guga tinha com sua família, principalmente com sua mãe e sua avó, além de contar, com mais detalhes, as sensações de suas conquistas em Roland Garros.

6/0 Dicas do Fino: ensinamentos práticos de um campeão do tênis para melhorar seu jogo

Fernando Meligeni fez vários vídeos em seu canal no youtube sobre dicas para melhorar seu jogo de tênis. Nasceu daía ideia para fazer um livro.

“Fininho”, como é também conhecido, fez um compacto de suas dicas e apresenta 60 delas, divididas em categorias, nesse livro.

Com uma linguagem simples, o livro é rápido e gostoso de ler. Acessível a todos os níveis, ajuda principalmente aqueles que tem pouco conhecimento e querem aprofundar seu lado tenista.

O Jogo interior do tênis: O Guia Clássico para o Lado Mental da Excelência no Desempenho – W. Timothy Gallwey

Esse é um livro bastante conhecido nos Estados Unidos e amplamente usado pelos profissionais para tratar do aspecto mental do tênis – mas suas aplicações vão para além desse esporte.

Sua abordagem é um pouco diferente, tratando do Ego e como ele atrapalha o aprendizado do tênis. Ele também divide o jogo do tênis em Interior e Exterior, dando dicas de como abordar o esporte dentro e fora da quadra.

Excelente aquisição para qualquer nível de tenista.

Outros livros que valem a pena ler

Anatomia do tênis: Guia Ilustrado para o aumento de força, velocidade, potência e agilidade no tênis – E. Paul Roetert e Mark S. Kovacs

Anatomia do tênis é mais uma menção honrosa.

Muito bem ilustrado, o livro explica muito bem a biomecânica dos golpes do tênis, quais músculos são usados para os golpes e quais os melhores exercícios a serem realizados para fortalecer as áreas usadas em cada golpe.

Winning Ugly – Brad Gilbert

Brad Gilbert, ex-técnico de Andre Agassi e Andy Roddick, foi um profissional sem muito talento. Porém, foi nº 4 do mundo e um top 10 consistente.

Um tenista muito inteligente, Brad Gilbert compartilha várias dicas úteis de como analisar um jogo de tênis, tanto para amadores quanto para profissionais, e também analisa o estilo de diversos profissionais para demonstrar que qualquer um tem suas fraquezas.

The Bud Collins History of Tennis: An Authoritative Encyclopedia and Record Book – Bud Collins

Compilado pelo jornalista e historiador de tênis mais famoso do mundo (Bud Collins), este livro é a compilação final de informações históricas de tênis, incluindo recapitulações ano a ano de cada temporada de tênis, esboços biográficos de todas as principais personalidades do tênis, bem como estatísticas, registros etc.

Epic: John McEnroe, Björn Borg, and the Greatest Tennis Season Ever

Seja você um fã de tênis de longa data ou novo amante desse esporte, Epic lhe dará uma compreensão mais profunda do jogo e de duas das maiores lendas que já passaram pelo esporte.

The Best Tennis Of Your Life: 50 Mental Strategies For Fearless Performance – Jeff Greenwald

Famoso nos Estados Unidos, The Best Tennis of Your Life (O Melhor Tênis da sua Vida) é um guia prático de como desenvolver a parte mental do jogo de tênis.

Contém 50 ferramentas que podem ser rapidamente aplicadas a uma situação de jogo.

Secrets of Spanish Tennis – Chris Lewis

O segredo por trás do tênis espanhol. A metodologia que criou tenistas como Rafael Nadal, David Ferrer e outros que figuram constantemente pelo top 100 do ranking da ATP.

Strokes of Genius: Federer, Nadal, and the Greatest Match Ever Played - L. Jon Wertheim

Recriação do que é considerada “a maior partida de tênis de todos os tempos”. O autor desconstrói a final de Wimbledon de 2008, entre Roger Federer e Rafael Nadal, com o olhar científico, artístico, psicológico, tecnológico e estratégico que ocorre numa partida de tênis.

The Outsider: A Memoir – Jimmy Connors

Memórias de outra lenda do tênis: Jimmy Connors. Uma visita sem censuras à vida do badboy americano que travou batalhas dentro de quadra com McEnroe, Lendl e Borg.

Tennis Tactics: Winning Patterns of Play - United States Tennis Association

É o primeiro livro a revelar o que fazer e quando fazer numa partida de tênis. Você aprenderá como planejar sua seleção de golpes na competição e colocar-se na melhor posição possível para ganhar todos os pontos.

The Tennis Drill Book - Tina Hoskins-Burney e Lex Carrington

Cheio de exercícios projetados para melhorar a consistência, eliminar as fraquezas no seu jogo e permitir que elas se tornem mais estrategicamente sólidas. Esse é O guia para ganhar mais partidas.

Think to Win: The Strategic Dimension of Tennis – Allen Fox

Um vencedor da Copa Davis e treinador escreveu o primeiro livro sobre a estratégia e dimensão mental do jogo desde o best-seller Jogo Interior do Tênis (acima na nossa lista).

Quais outros livros sobre tênis que vocês leram que não está na nossa lista? Comente!