Você conhece a Lptennis?

Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.


A história da Copa Davis

Tradição! Talvez seja a palavra que melhor define o torneio masculino de nações do tênis, um evento tão grandioso quanto sua história. Copa Davis também é sinônimo de paixão, na qual um esporte tão restrito e discreto quanto o tênis ganha as cores e o calor dos mais apaixonados torcedores. Jogar a Davis é adentrar a atmosfera semelhante à de um estádio de futebol lotado ou de uma arena de basquete em uma partida final.

Criada em 1900, a ideia surgiu de quatro estudantes de Harvard, que desafiaram os britânicos, que na época eram os campeões do mundo no tênis, para uma partida no Longwood Cricket de Boston. O jogo seria marcado para o ano seguinte.

A equipe dos Estados Unidos era formada por Dwight Davis (que daria nome ao torneio), Malcolm Whitman e Holcombe Ward e a equipe britânica era formada por Herbert Barret, Ernest Black e Arthur Gore. No final, a equipe norte-americana acabou se sagrando campeã.

Nos primeiros anos, a Copa Davis continuou sendo disputada apenas por norte-americanos e britânicos, até que quatro anos depois da primeira edição, belgas e franceses foram incorporados. Aumentando o número de participantes a cada edição, a organização decidiu em 1923 dividir os países por zonas: americana e europeia.

A fórmula da Davis passou por diversas alterações ao longo dos anos, atendendo as diversas críticas por tomar muitos meses do calendário, a organização decidiu, em 1989, criar o Grupo Mundial, formada pela elite dos países participantes, composta pelos melhores ranqueados na ITF e as zonas regionais, nos quais os países disputam vagas de acesso ao Grupo Mundial.

Para não prejudicar o calendário da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), a competição acontece em quatro semanas por ano.

Brasil na Davis

O Brasil não tem muita tradição no torneio, tendo alcançado quatro semifinais (1966, 1971, 1992 e 2000). Thomaz Koch é o tenista que mais se destacou, sendo o sétimo jogador em número de vitórias em toda a história da competição. Edison Mandarino, Luiz Mattar, Gustavo Kuerten, Jaime Oncins e Fernando Meligeni são outros nomes de destaques. Vitórias como a contra a Espanha, em Lérida, no ano de 1999 e contra a Alemanha de Boris Becker, no Rio de Janeiro, em 1992, são dois dos grandes momentos do time brasileiro na competição.

Curiosidades

Estados Unidos

São os maiores campeões do torneio com 32 títulos, seguidos pela Austrália com 28;

Nicola Petrangeli

O italiano é o recordista de participação na Davis. Ele disputou 163 partidas (109 simples e 54 duplas), entre 1954 e 1972. Venceu 120 no total;

7h02

A partida que mais tempo durou em toda a competição foi o duelo de duplas entre Stanislas Wawrinka/Marco Chiudinelli, da Suíça, e Tomas Berdych/Lukas Rosol, da República Tcheca, em 2013, com vitória dos tchecos por 6/4, 5/7, 6/4, 6/7 e 24/22;

6h42

A partida entre o argentino Leonardo Mayer e o brasileiro João Souza (Feijão), válida pela Copa Davis de 2015, é o jogo de simples mais longo da história do torneio. O argentino levou a melhor com parciais de 7/6 (7-4), 7/6 (7-5), 5/7, 5/7 e 15/13;

27.432

Esse é o maior público registrado em uma partida de tênis, na partida entre Stan Wawrinka, da Suiça e Jo-Wilfried Tsonga, da França. A arena multiuso Pierre Mauroy, em Lille, recebeu mais de 27 mil pessoas. Mesmo com todo o apoio da torcida francesa, Tsonga saiu derrotado por 3 sets a 1.

E para você qual a lembrança mais marcante da Copa Davis? Conta para a gente nos comentários.

Nill Cavalcante

Relações públicas e especialista em mídias sociais e corresponsável pelo blog da Lptennis. Seu sonho é parar de perder pontos por foot fault e sair da quadra com a mesma calma que entrou

São Paulo, Brazil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!