Dicas para melhorar seu jogo de tênis: aspecto estratégico

Dicas para melhorar seu jogo de tênis: aspecto estratégico

Continuando nossa série, o post de hoje é sobre o aspecto estratégico do tênis.

O tênis é um esporte completo. Tenistas profissionais precisam ser rápidos, fortes, leves, inteligentes dentro de quadra, emocionalmente estáveis, mentalmente fortes, etc. Se para os profissionais já é difícil ser tudo isso, imagine para nós, meros mortais.

Para chegarmos mais próximos dos tenistas profissionais, é importante treinarmos cada vez mais. Mas o treinamento não é só dentro de quadra. Treinar fora de quadra é importante também.

Ter noção básica de estratégia e tática no tênis mudará sua abordagem em relação ao jogo, transformará você em um jogador mais completo, mais consciente do que está fazendo dentro de quadra.

Além disso, com uma estratégia bem definida você cria uma identidade de jogo; com uma tática bem definida seu comportamento fica mais automático e, dessa maneira, você fica mais solto dentro de quadra.

Trouxemos, então, algumas dicas de estratégia para ajudá-lo a desenvolver sua inteligência tenística.

Estratégia x Tática

Antes de tudo, precisamos deixar algo claro. Estratégia e tática não são a mesma coisa. É comum confundir as duas. Então, qual é a diferença?

A estratégia está diretamente relacionada com seu estilo de jogo, enquanto que a tática é o “como” você vai aplicar essa estratégia, esse estilo.

Portanto, a estratégia vem antes da tática. Ela deve ser simples e geral. É só depois que se define algumas táticas para utilizar em seu jogo.

Lembre-se, sempre, de levar em conta suas limitações – capacidade física, habilidade com a raquete, o quanto se consegue imprimir de spin na bola, entre outros.

Tipos de estratégia

É possível definir as estratégias em duas: agressivas e defensivas. Não existe uma melhor que a outra e, dentro de cada uma delas, há exemplos variados.

Estratégias agressivas


Estratégias agressivas não são baseadas, como muitos pensam, em disparar winners em todas as bolas.
Estratégias agressivas baseiam-se em pressionar constantemente o adversário, de forma que você busque fazer um winner. Jogadores que preferem esse tipo de estratégia, geralmente, têm um ótimo saque e um grande golpe (comum ser o forehand).

Dessa forma, você pode ser agressivo aplicando estratégias como:

1. Ataque o ponto fraco

Ataque incansavelmente o ponto fraco de seu oponente até forçar um erro ou a bola ficar curta para você matar o ponto.

2. Vença a guerra de potência.

Infelizmente é o que a maioria dos amadores tenta fazer. Bater mais forte que seu adversário sempre. É uma boa estratégia, mas não é recomendável, já que influi em muitos erros. Caso você tenha um saque muito potente, ou um forehand espetacular, utilize-os. Mas não baseie todo seu jogo apenas em potência.

3. Saque e Voleio / Chip and Charge

Atualmente é raro algum tenista aplicar o saque e voleio como estratégia. Chip and Charge (que é devolver o saque do adversário, bloqueando-o, e subir à rede) é ainda mais raro. Portanto, é uma estratégia interessante de ser usada já que a maioria dos adversários não está acostumada a enfrentar esse tipo de jogo. O intuito aqui é colocar pressão no seu adversário e tirar seu tempo de reação para que, então, você possa matar o ponto facilmente.

Estratégias defensivas

Estratégias defensivas não são baseadas, como muitos pensam, em ficar jogando bolas altas o jogo inteiro.
Estratégias defensivas são baseadas na máxima do tênis: quem erra menos, vence.

Em outras palavras, ser defensivo é basear seu jogo de modo que você erre menos que o adversário. Isso também coloca pressão no oponente, pois, se você não erra, então ele deve partir para winners - aumentando a chance de ele errar mais.

Dessa forma, você pode ser defensivo aplicando estratégias como:

1. Mantenha a bola em jogo.

Faça o adversário bater mais uma bola sempre. Fazer o adversário ter que conquistar todo os pontos, sem dar "bola de graça", o levará à exaustão física e, mais importante, à exaustão mental.

2. Não “tenha” fraquezas.

No aquecimento, concentre-se para não errar muito e vá aumentando a potência e velocidade dos golpes de maneira gradativa. No jogo, não arrisque winners com seu lado mais vulnerável (comum ser o backhand) ou quando estiver em setores da quadra que não são apropriados . Reduza os erros ao sempre bater seu backhand na cruzada.

3. “Empurre” as bolas

Em inglês, “pusher”, é o estilo de jogo que mais frustra os jogadores que enfrentam esse tipo de adversário. Baseia-se em “empurrar” a bola para o outro lado da quadra. Ou seja, sua bola não terá “peso”. É, contudo, uma estratégia válida. Afinal, ao bater na bola com menos força você adiciona controle aos seus golpes e, também, complica a vida do adversário que está acostumado a lidar com bolas mais pesadas.

Leve em consideração que, ao adotar um tipo de estratégia, você deve adotar uma postura mental que leve em consideração as principais consequências dela para seu jogo.

Por exemplo, adotar uma estratégia agressiva requer uma atitude mental positiva em relação aos seus erros. É normal que, ao ser agressivo, você acabe errando mais que seu adversário. Portanto, ficar bravo todas as vezes que você errar uma bola o levará, provavelmente, em direção a derrota.

No caso de adotar uma estratégia defensiva, leve em conta que você precisa estar com o físico em dia. Numa partida, você correrá uma distância considerável e, para aplicar essa estratégia com eficiência, é provável que você precise correr muito até o último ponto.

Essas foram algumas dicas de estratégias para serem utilizadas no tênis. Que tipo de estratégias vocês usam? Tem alguma que não citamos aqui? Comente!

Veja outros posts e reflexões que já fizemos na tag Melhore seu Jogo e leia dicas importantes para se tornar imbatível em quadra