De repente 30: Os trintões que ainda jogam em alto nível

No nível profissional atingir a casa dos 30 anos muitas vezes pode ser entendido como adentrar a fase final da carreira, com quedas substanciais no preparo físico, força e vitalidade.

Porém, nos últimos anos, o cenário do tênis se depara com jogadores “trintões” que ainda esbanjam técnica e vigor físico pelo circuito afora.

O ano de 2017 tem ratificado a (re)ascensão dos veteranos do circuito. Personagens da que se pode chamar da maior rivalidade do tênis, Roger Federer (35) e Rafael Nadal (31) são os grandes protagonistas dessa temporada. Ambos começaram a temporada envoltos sobre nuvens de dúvidas sobre como retornariam após amargar um longo período de inatividade.

O suíço retornou ao circuito após uma cirurgia no joelho, que lhe custou todo o segundo semestre de 2016. Muitas dúvidas sobre qual seria a reação do multicampeão após a primeira (e séria) contusão da sua carreira e até rumores sobre uma possível aposentadoria foram ventilados.

Contrariando todos os prognósticos, Federer teve um início de temporada dos sonhos com os títulos do Australian Open e dos Masters de Indian Wells e Miami.

Tal início avassalador permitiu ao suíço pular toda a temporada de saibro, retornando apenas no torneio de Sttutgart, com derrota para o amigo Tommy Haas (39). O recente 9º título de Federer em Halle mostra que é um dos favoritos a conquistar Wimbledon.

O histórico de lesões de Nadal é bem mais extenso, e pode-se afirmar que muito do seu jogo teve que se adaptar a sua nova realidade física.

Nesta temporada, o Touro Míura mais uma vez mostrou porque é um tenista tão temido pelos adversários. Após fazer finais no Australian Open e no Masters de Miami (d. para Federer) chegou com muita confiança para a temporada de saibro e mostrou porque é o Rei dessa superfície.

A temporada dos sonhos começou com títulos em Monte Carlo, Barcelona e Madri, culminando com a conquista de Roland Garros, La Décima, sem perder sets, confirmando sua hegemonia.

O francês Jo Wilfred Tsonga é sempre uma das apostas para tenistas que podem surpreender, desde sua ascensão em 2008, com a final do Australian Open.

A temporada de 2017 começou muito bem para o francês de 32 anos com títulos em Roterdã e Marselha, e fora das quadras com o nascimento do seu primeiro filho. Apesar da queda prematura em Roland Garros, Tsonga é sempre uma aposta para os pisos velozes.

No circuito desde 1997, o espanhol Feliciano López (35) vive um temporada de reafirmação. Com boas campanhas, foi na temporada de grama que confirmou seu bom momento com duas semanas quase perfeitas.

Vice em Sttutgart e campeão em Queen’s, o maior título de sua carreira, o espanhol adepto ao plástico estilo saque voleio mostra que ainda tem muita lenha para queimar no circuito.

Sonho. Essa palavra resume a temporada do luxemburguês Gilles Muller. Aos 34 anos, o canhoto atingiu seu melhor ranking com a 26ª colocação conquistando seus dois primeiros títulos de ATP em Sydney no começo do ano e em S’ Hertogenbosch, no último mês.

Não esqueçamos os eternos trintões que ainda estão no circuito. David Ferrer (35), Ivo Karlovic (38), Tommy Haas (39) e Tommy Robredo (35) são ótimos exemplos de jogadores que iniciaram suas carreiras antes dos anos 2000 e estão ainda ativos! Dos lados de cá, o brasileiro Rogério Dutra Silva afirma viver o melhor momento de sua carreira, aos 33 anos. Viva os 30!

E você tem algum tenista trintão que admire? Conta para gente nos comentários

Nill Cavalcante

Relações públicas e especialista em mídias sociais e corresponsável pelo blog da Lptennis. Seu sonho é parar de perder pontos por foot fault e sair da quadra com a mesma calma que entrou

São Paulo, Brazil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


É uma plataforma onde é possível criar e gerenciar rankings, torneios, barragens, aulas, clínicas, metodologia, locações, agenda de quadras e finanças.

Os jogadores interagem com os gestores a partir de uma rede social exclusiva para o tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!