Criança em quadra é criança feliz?

Essa é pra você professor!

Ao falarmos em ensino para crianças, envolvendo especificamente nosso esporte – o tênis -, não podemos nunca negligenciar a ludicidade das atividades que vamos proporcionar para uma criança realmente curtir o que está fazendo e não apenas jogar por “obrigação” e desmotivada, podendo criar possíveis traumas, inclusive afetando sua autoestima em fases mais avançadas da vida.

Eu passei por isso…

Comecei a jogar tênis por volta de 11 anos e o meu professor não era o mais adequado para minha idade, o que acabou não me proporcionando o prazer que era brincar de tênis. Falava em “topspin” e em outras terminologias diferentes pra quem ainda não entendia o jogo e nem sabia como segurar uma raquete (que por sinal ainda era de madeira emprestada pela minha mãe). Que coisa chata! Não tinha diversão, não tinha brincadeiras, era um jogo de adultos sem reformulação para a minha idade. Parei de fazer as aulas após 2 meses de frustrações e fui jogar futebol para me divertir. Por sorte, o tênis voltou à minha vida aos 30 anos de idade através de um amigo, fiz aulas novamente, – agora adequadas à minha idade -, aprendi e finalmente me apaixonei.

Aqui fica uma dica valiosa, que todos sabem mas por algumas vezes acabamos esquecendo: Use as metodologias adequadas. Hoje no Brasil existem diversas empresas, projetos sociais e pessoas focadas e com larga experiência em qual é o melhor formato e quais são as técnicas de ensino que comprovadamente funcionam com este público. Estude, faça cursos e aprimore seu lado profissional e pessoal.

As crianças são a semente e a longevidade do nosso esporte. Vá para a quadra pensando em divertir a criançada, ensinar com brincadeiras, ensinar a sorrir, a ganhar e perder, a competir de forma leve. Assim, você terá certamente realizado seu trabalho com a melhor recompensa: ensinando o respeito ao próximo, o aprendizado e o amor pelo esporte, que perdurarão pela vida toda em cada um de seus alunos.

Bom trabalho e vamos juntos fazer o tênis crescer de maneira sustentável!

Bruno Dangelo

Formado em educação física e pós-graduado em marketing esportivo com 10 anos de experiência. Trabalhou na Lptennis e hoje é um grande parceiro. Um dia conseguirá dar um winner em bola sem peso.

São Paulo, Brasil http://lptennis.com/bdangelo

Você conhece a Lptennis.com?


É uma plataforma onde é possível criar e gerenciar rankings, torneios, barragens, aulas, clínicas, metodologia, locações, agenda de quadras e finanças.

Os jogadores interagem com os gestores a partir de uma rede social exclusiva para o tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!