As 5 zonas da quadra de tênis

As 5 zonas da quadra de tênis

A quadra de tênis pode ser divida em 5 setores (conforme imagem acima) e conhecê-las é fundamental para você evoluir taticamente e jogar de maneira mais inteligente. Abaixo apresentamos estes setores, uma dica de ouro e outros conceitos táticos para você usar em suas partidas.

Zona 1 - Definição

Nesta zona o golpe deve ser sempre feito com a intenção de acabar o ponto, seja com um voleio na cruzada ou um smash firme.

Mas cuidado! Fazer um voleio lento ou flutuar a bola é tudo o que seu adversário deseja para conseguir realizar um lob ou dar aquela passada linda.

Zona 2 - Ataque

Aqui seu adversário normalmente já está rendido e o ponto está na sua mão. Você tem 3 opções: executar um winner, realizar um drop shot ou um approach na paralela e "subir" para a zona de definição.

Zona 3 - Pressão ou desafio

Neste setor você já está dentro da quadra e é a hora de ser mais agressivo. Angule a bola e balance seu adversário para construir a oportunidade de ir à zona de ataque.

Mantenha a bola funda e seja consistente nos golpes para manter-se nesta zona e não permitir que o oponente faça você recuar.

Zona 4 - Controle ou rally

Nesta zona você deve manter a troca de bola com controle e profundidade. Não encurtar a bola e não permitir a ascensão do seu adversário são coisas que você deve buscar para potencializar as chances de ganhar o ponto.

Os pontos aqui podem acontecer naturalmente por um erro forçado ou não forçado do seu adversário. Não há necessidade de dar aquele "tiro" aumentando as chances de você cometer um erro.

Bater na bola enquanto ela esta na trajetória da subida pode ser uma boa forma de atacar, pois você encurta o tempo de reação do adversário e usa o peso da bola dele contra ele mesmo.

Zona 5 - Defesa

Se você está jogando nesta zona quer dizer que está com problemas.

Um grande erro, principalmente de quem está começando, é tentar bater com muita força na bola ou querer dar aquele winner digno de passar nos highlights de um Grand Slam. Calma, isso só aumentará seu percentual de erros.

A prioridade aqui é buscar se projetar para chegar a zona 4, e uma boa maneira de conseguir isto é executar uma bola mais alta com profundidade.

Regra de ouro

Você pode usar a numeração das zonas para calcular a altura que a bola deve passar acima da rede. Tendo como parâmetro a distância lateral do aro de uma raquete (cerca de 25cm) multiplicado pelo número do setor.

Sendo assim, no setor 2 a bola deve passar da rede com uma altura aproximada de 50cm. Já no setor 5, onde você está se defendendo, a bola deve ter 1.25m (125cm = 5 x 25) em relação à rede.

Teoria do semáforo/farol

Teoria do semáforo/farol no tênis

Diferentemente da definição tática das 5 zonas, na teoria do semáforo divide-se a quadra em 3 setores e é levado em consideração o local em que a bola irá pingar e não o momento do contato com ela.

Setor Verde

Local onde acontece a definição do ponto, e se precisar de mais de 2 golpes para conseguir isso provavelmente você tomará uma passada ou um lob.

Setor Amarelo

Se a bola pingou neste setor você tem condições de ser mais agressivo e forçar o ponto buscando um winner ou uma angulação para começar a balançar seu adversário.

Setor Vermelho

Com a bola pingando neste local você deve ter paciência, procurando preparar o ponto, a fim de agredir o seu adversário para que ele eventualmente encurte a bola e faça com que ela pingue na zona amarela.

Donuts e buraco negro

Setor Donuts ou buraco negro

Segundo Tilmanis, 1989, você nunca deve deixar sua bola pingar na área preta da imagem acima. Ela dará oportunidade para seu adversário te atacar ou colocar em uma situação desconfortável. Por esta razão você sempre deve buscar a área amarela, ou seja, do donuts.

Saiba mais

Procure na internet sobre "tennis key system" ou "spanish tennis system" para encontrar artigos ou livros incríveis sobre tática no tênis. Existe também o recomendadíssimo livro Winning Ugly, de Brad Gilbert e Steve Jamison. Este é uma ótima opção para se tornar um livro de cabeceira.

Leia mais sobre o tema abordado neste post no livro The 5 Keys to Tennis: A Universal Language for Tennis Learning; Implementation Manual de Brett Hobden e Patricio Gonzalez Nick Bollettieri de 1992.

Outros posts relevantes que achamos que você pode gostar:

Qual é sua tática no jogo para vencer os pontos importantes? Conte para nós nos comentários!