8 Excelentes motivos para procurar um professor de tênis

A profissão de professor é reconhecidamente uma das mais nobres que existem e os que trabalham com o tênis são ainda mais especiais. Além de ensinar um esporte que exige uma grande interação entre habilidades físicas, técnicas e mentais, o professor por muitas vezes acabam ajudando e influenciando na formação do caráter e personalidade dos alunos, quando ainda crianças e adolescentes, uma vez que esta relação pode durar muitos anos e permear por diversas fases da sua vida.

O professor de tênis tem assim, um papel fundamental independente em que nível atue, seja na formação de cidadãos, promoção de saúde através da atividade física, ou na orientação de atletas de alto rendimento. Se você pratica tênis sem o acompanhamento de um professor, separamos nesse post 8 motivos para fazer você repensar.

1 – Planejamento do aprendizado

Um professor de tênis bem preparado conhece todos os passos que você deve seguir para aprender o nosso esporte. O tênis é complexo e possuí diversas nuances que dificilmente quem não tem muita vivência no esporte conseguirá enxergar. Com metodologia e um planejamento bem elaborado visando as suas necessidades, você evoluirá de maneira gradual e mais eficiente.

2 – Foco nos seus objetivos

As pessoas começam a praticar tênis por diversos motivos como: recreação, para emagrecer, treinamento competitivo ou até mesmo para conseguir vencer aquele amigo arquirrival. Neste ponto o professor de tênis é um excelente orientador, indicando a dose exata e o que é preciso ser feito para que estes objetivos sejam atingidos no menor tempo possível.

3 – Treine seus pontos fracos

Como já dito, o tênis é um esporte complexo e neste aspecto um professor é fundamental para corrigir seus pontos fracos e fortalecer o que você já faz bem. Focar por um bom período na correção de suas debilidades, te ajudará e muito a se tornar um jogador ainda mais competitivo e completo.

4 – Tenha uma técnica adequada

Muitos tenistas passam anos estagnados, ou até começam a perder um pouco da sua técnica adquirida em aulas, para tentar fazer golpes que aparentam ser “mais eficazes” com foco na vitória, mas não percebem que na verdade estão limitando cada vez mais seu jogo. Um professor de tênis é essencial para corrigir vícios e promover ao aluno uma técnica mais apurada, com menos esforço.

5 – Previna lesões

Vemos alguns amigos que decidiram aprender tênis sozinhos acabarem se machucando, podendo criar algumas lesões crônicas ou até mesmo chegando num ponto onde se tornam limitados em seus movimentos, por dores em determinadas regiões. Desde os primeiros contato com o esporte, você deve se preocupar em ter uma boa execução dos fundamentos para conseguir uma maior longevidade dentro das quadras.

6 – Identifique pequenos problemas

Nem sempre a solução para algumas dificuldades que você esta vivenciando é óbvia. Por exemplo, em algumas situações, para corrigir forehand é preciso acertar seu footwork e posicionamento em relação à bola. Um professor te ajudará a identificar pequenos detalhes que farão toda a diferença em seus golpes.

7 – Adquira experiência de jogo

Um professor de tênis tem muita vivência no esporte e poderá te orientar em como solucionar diversas situações táticas de jogo, como também dar dicas para manter um mental forte e tentar “entrar na cabeça” do seu adversário.

8 – Melhore seu condicionamento físico

Diferentemente do que jogar com um amigo, – que muitas vezes são jogos de ritmo mais lento com muitos erros-, as aulas de tênis podem ajudar e muito a melhorar seu preparo físico e te dar um volume de jogo maior, devido à maior exigência que um professor pode introduzir ao treino, de acordo com a sua necessidade e capacidade física.

O fato é que um professor de tênis é um grande facilitador e que independente do seu nível sempre será necessário treinar e aplicar o conhecimento adquirido em jogos. A única forma de se tornar um jogador completo e consistente é através do treinamento sistemático e orientado através de um ou vários profissionais que dedicam suas vidas em orientar e evoluir pessoas.

Convencido a procurar um professor? Conta para gente!

Paulo Schiavon

Sócio fundador da Lptennis, formado em ciência da computação e cursou economia na FGV. Possui 15 anos de experiência atuando em diversas empresas. Nutrição pré-jogo baseada em paçoca.

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com/paulo

Você conhece a Lptennis.com?


É uma plataforma onde é possível criar e gerenciar rankings, torneios, barragens, aulas, clínicas, metodologia, locações, agenda de quadras e finanças.

Os jogadores interagem com os gestores a partir de uma rede social exclusiva para o tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!