8 Curiosidades sobre o jogo de tênis

8 Curiosidades sobre o jogo de tênis

A origem do jogo de tênis é cercada de curiosidade e remonta ao Século XII, quando os franceses inventaram o jeu de paumme, ou jogo de palma, que consistia em rebater uma espécie de bolinha contra uma parede ou para uma outra pessoa com a palma da mão nua. No Século XVI, uma tábua de madeira com cabo e cordas trançadas, uma invenção italiana, deu origem à raquete. O esporte popularizou-se na França e foi batizado de Tenez, algo semelhante a ‘segure’ e ‘receba’.

Mas, foi na Inglaterra, no Século XIX, que o jogo de tênis recebeu o formato atual e parou de ser praticado contra um muro, passando a ser jogado em um retângulo dividido por uma corda, com até seis pessoas de cada lado.

Quer saber mais algumas curiosidades sobre o jogo de tênis? Então continue lendo nosso post!

1. Torneio mais antigo

Como o formato do jogo de tênis atual foi estabelecido na Inglaterra, o torneio mais antigo do mundo neste padrão foi o de Wimbledon, realizado pela primeira vez em Londres em 1877, com 22 participantes.

2. Primeira competição entre países

O primeiro torneio internacional de tênis ocorreu em 1900. Cansado de duelar contra amigos e adversários de seu próprio país, o americano Dwight Fille Davis organizou um torneio e convidou três tenistas ingleses para a disputa. Assim, foi disputado o primeiro campeonato entre países que se tem registro, com vitória de 3×0 para os EUA.

Essa disputa tornou-se tão emblemática que levou o nome de seu criador. Hoje, o Grupo Mundial da Copa Davis — a divisão principal — é disputada por 16 países. Os demais países participam do Grupo de Acesso, divididos em zonas continentais.

3. Os torneios mais importantes

O Torneio de Wimbledom — na grama — ao lado do Aberto da Austrália, US Open — ambos de piso duro, como concreto ou asfalto — e o Torneio de Rolland-Garros — em saibro — formam o Grand Slam do tênis mundial, o conjunto de eventos mais importantes e de maior prestígio da modalidade profissional, com maior tradição, prêmios e número de pontos para o ranking mundial.

4. Curiosidades dos maiores vencedores

O suíço Roger Federer é o maior vencedor de títulos de torneios de Grand Slams de todos os tempos entre os homens, com 18 conquistas [ainda está aumentando].

Porém, o recorde de títulos em torneios de simples ainda pertence ao americano Jimmy Connors, que tem 109 títulos contra 89 de Federer. Connors também é o tenista com o maior número de partidas ganhas na história: 1531.

5. Saque mais rápido

O saque mais rápido do mundo já registrado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) foi dado em 2012 pelo australiano Samuel Groth, com incríveis 263 km/h, durante o torneio de Busan, na Coréia do Sul. Na mesma partida, o tenista encaixou mais dois potentes saques de 253 km/h e de 255 km/h.

Entre as mulheres, este feito pertence à alemã Sabine Lisicki que sacou a uma velocidade de 211 km/h, em 2014, durante o Torneio de Stanford, nos Estados Unidos.

6. Jogo de tênis mais longo

A partida mais longa da história do tênis ocorreu em 2010, em Wimbledon. Em três dias, John Isner (EUA) e Nicolas Mahut (FRA) duelaram por mais de 11 horas em um jogo que terminou no dia 24 de Junho, com de 980 pontos em 183 games, e vitória do americano.

7. Jogo de tênis mais curto

O jogo mais rápido da história do tênis aconteceu em 2014, durante o Master 1000 de Miami, quando o finlandês Jarkko Nieminen venceu o australiano Bernard Tomic por incríveis 6-0 e 6-1 em apenas 28 minutos de partida.

8. Gemido mais alto

Os gemidos e gritos ao sacar ou rebater uma bola são comuns no tênis. Mas algumas tenistas extrapolam no barulho. O maior exemplo disso é a tenista russa Maria Sharapova que emite sons de até 100 decibéis — equivalente ao barulho de um pequeno avião pousando.

O tênis é um dos esportes mais completos de todos os tempos e também um dos mais fantásticos e competitivos. Há muita curiosidade em torno do jogo de tênis e da modalidade em si. Caso queira saber mais, deixe seu comentário abaixo. Até a próxima!