Você conhece a Lptennis?

Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.


5 Atividades físicas para evitar lesões jogando tênis

O tênis é um esporte que exige muito do corpo como um todo. Por isso, a parte aeróbica precisa ser muito bem trabalhada, assim como a parte muscular. Pernas, braços e lombar são pontos de lesões comuns para quem pratica esse esporte. Porém, uma boa preparação pode evitar que essas contusões surjam com maior frequência.

A seguir descubra como as atividades físicas podem evitá-las!

As principais lesões causadas em um jogo de tênis

Durante uma partida, existem dois tipos de lesões mais comuns:

Lesões por sobrecarga

Uma lesão por sobrecarga acontece por inexperiência do tenista ou pela execução incorreta dos movimentos. Outro fator é o excesso de treinamento, que sobrecarrega um músculo específico, podendo lesioná-lo gravemente..

Os lugares mais comuns para esse tipo de lesão são ombros, antebraços, punhos, quadris, joelhos e cotovelos. Este último é tão comum que ganhou a expressão “cotovelo de tenista”.

Lesões traumáticas

Lesões por um trauma ou pancada não são tão comuns em regiões como as citadas acima. Nesses casos, as mais frequentes são as torções no tornozelo e lesões musculares, já que o esporte exige uma rápida aceleração e trocas de direção.

Apesar de iniciarmos o post falando sobre lesões no tênis, ele não é um esporte tão cruel quanto parece. E você pode comprovar isso lendo o restante este artigo, que apresenta 6 ótimos benefícios do tênis para quem o pratica.

5 Atividades físicas para evitar lesões jogando tênis

Uma das melhores formas de se preparar para jogar tênis é fazendo outras atividades físicas. Por isso, listamos 5 atividades físicas que te ajudarão a evitar lesões enquanto você estiver naquela disputada partida de tênis. Confira:

ALONGAMENTO
Aprendemos a alongar nosso corpo desde pequenos. Seja antes de uma atividade física ou no descanso durante a aula. Antes de iniciarmos o jogo de tênis, é importante alongarmos, pois o impacto das jogadas sobre nossos músculos e nossas articulações é muito forte.

Por exemplo, durante o saque, saímos de um estado de repouso do corpo para gerar uma explosão muscular, que sobrecarrega e impacta os joelhos, os ombros, os tornozelos e a lombar. Não estar bem alongado pode acarretar em uma lesão inesperada.

Pilates

O pilates é um método eficiente para a prevenção de lesões e para a manutenção do condicionamento físico voltado para o fortalecimento muscular. A atividade não gera sobrecarga das articulações e ajuda a equilibrar a simetria corporal, problema muito comum em tenistas.

Musculação

A musculação é uma prática comum para atletas que buscam o aumento de força. No tênis, a força é necessária para movimentos como o saque, rebater a bolinha e mudança rápida de direção.

Caso falte força muscular para executar algum movimento, você vai sobrecarregar articulações e tendões. Por isso, é importante fazer alguma atividade que proporcione ganho de força — como a musculação, por exemplo.

Corrida

A corrida é imprescindível para quem pratica tênis. É ela quem te dará o condicionamento físico para aguentar correr por partidas que podem durar três, quatro horas. Uma boa corrida voltada para o condicionamento físico envolverá alguns piques mais longos e outros mais curtos. Com isso, você se prepara para ter resistência nas movimentações que precisará fazer durante a partida.

Outros esportes

Praticar outros esportes ajuda a impulsionar o seu desempenho no tênis. Cada modalidade tem um benefício diferente. Veja:

  • Natação: ao fazermos natação, por exemplo, trabalhamos costas, lombar e melhoramos nossa capacidade respiratória.
  • Futebol: jogar bola trabalha panturrilha, coxas e quadril.
  • Basquete: jogar basquete é uma atividade que utiliza muito movimentos de ombros e membros superiores. Lombar também é um músculo que é bem utilizado.
  • Lutas: judô, box e taekwondo melhoram o equilíbrio, a capacidade aeróbica e a força muscular.

E então, quais atividades físicas para evitar lesões jogando tênis você tem praticado? Deixe um comentário!

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!