Você conhece a Lptennis?

Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.


4 dicas de gestão empresarial para sua academia de tênis

Trilhar um caminho de sucesso é um trabalho muito árduo — afinal, não é nada fácil começar do zero e conseguir abrir o próprio negócio, não é mesmo? Por isso, hoje, mais do que nunca, você percebe o valor do seu esforço e, claro, busca estratégias para manter a sua academia de tênis em alta, certo? A dica para realizar tal feito é apostar em uma gestão empresarial eficiente.

Fato é que a gestão é o principal componente de um empresa bem-sucedida. E acredite: com algumas ações simples e fáceis, é possível garantir que o negócio continue deslanchando.

A partir de agora, todos os seus problemas sobre o assunto serão resolvidos, pois listamos abaixo 4 dicas de como um empreendedor iniciante pode traçar um plano de gestão empresarial, garantindo resultados satisfatórios. Confira!

1. Organize as questões financeiras

Se você não quer correr o risco de entrar no vermelho, pare tudo que está fazendo e comece logo a organizar a situação financeira do seu empreendimento. Não se iluda pensando que, enquanto a empresa ainda não atingiu o tamanho ideal, tudo pode ficar arquivado apenas na sua memória, pois essa é a fórmula certa para o desastre.

Portanto, não corra mais esse risco e comece a anotar todo o fluxo de caixa, incluindo o pagamento de funcionários, as despesas com a manutenção da quadra e o recebimento de mensalidades, por exemplo. Para isso, basta contar com softwares especializados ou utilizar uma planilha própria. O importante é controlar e gerenciar as transações financeiras!

Alguns empreendedores ainda têm o péssimo hábito de misturar a conta corrente pessoal com a profissional, fator que gera uma desorganização sem precedentes no caixa da empresa. Assim, não esqueça, em hipótese alguma, de separar a conta jurídica da física. Pode parecer insignificante, mas essa ação é capaz de evitar vários problemas na gestão empresarial, possibilitando um controle melhor do fluxo financeiro.

2. Defina o real valor dos serviços

Esse é um dos principais itens quando o assunto é gestão empresarial. Como proprietário de uma empresa, é fundamental que você saiba calcular o preço correto dos produtos e dos serviços oferecidos.

Para determinar o preço da locação de uma quadra de tênis, por exemplo, é preciso levar em consideração vários aspectos, como o valor investido para manter o espaço adequado e as despesas com os profissionais que cuidam do ambiente.

Lembre-se que, se o preço for abaixo dos insumos e das despesas, no final das contas o resultado será negativo, o que significa prejuízo. Portanto, estabeleça sempre um valor real, compatível com a prática do mercado.

3. Crie metas para a equipe

O crescimento de um empresa definitivamente está atrelado a esse item — afinal, a criação de metas não só contribui para o desenvolvimento da academia de tênis como também ajuda a incentivar os colaboradores, sobretudo quando utiliza-se métodos de recompensas e premiação.

Entretanto, o gestor deve ter sempre em mente a importância de estipular metas alcançáveis e condizentes com a realidade da equipe — caso contrário, o tiro pode sair pela culatra, deixando os colaboradores desmotivados.

4. Realize reuniões semanais

Um dos principais erros dos empreendedores de primeira viagem é esquecer de fazer reuniões periódicas com a equipe. Esses encontros são fundamentais para alinhar os processos organizacionais — tanto para os colaboradores quanto para os empresário. A reunião possibilita identificar o clima entre os colaboradores, melhorar a interação e, claro, planejar as atividades.

Uma dica para esse momento é não estender demais o encontro. Tente ser breve e direto na abordagem, expondo de forma clara o assunto em questão. Lembre-se ainda de definir previamente o tema de cada reunião e comunicar antecipadamente a equipe.

Não precisa ser nenhum mestre em administração para conseguir efetivar com sucesso uma gestão empresarial adequada. Pelo contrário: com um planejamento simples, mas bem estruturado, é possível organizar todos os processos e gerenciar com sabedoria o seu negócio.

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida em relação à gestão empresarial? Deixe um comentário!

Rogério Frederico

Especialista em atendimento ao cliente e responsável pelo "customer success" e métricas de desempenho da Lptennis. Vibra gritando C'mon toda vez que ajuda alguém!!!

São Paulo, Brasil http://Lptennis.com

Você conhece a Lptennis.com?


Automatize completamente seus rankings, torneios, barragens e faça gestão de aulas, locações, agenda de quadras e financeiro de maneira prática e rápida. Os jogadores tem uma rede social exclusiva do tênis e possuem painel de desempenho, H2H e histórico de jogos.

Saiba mais em Lptennis.com




Inscreva-se no Blog da Lptennis.com

Receba nossos artigos e atualizações diretamente no seu e-mail.

ou inscreva-se via RSS com o Feedly!